Os conectores MMCX e 2-Pin são consideravelmente mais populares hoje do que há 10 anos atrás. Isso aconteceu principalmente devido a onda de lançamento de fones de ouvido in-ear com cabo removível de baixo custo, os famosos "Chi-Fi", criada pelos chineses. Entretanto, muitos não estão familiarizados com esta nomenclatura e pensando nisso, este artigo tem como objetivo esclarecer todas as dúvidas sobre estas conexões utilizadas nos cabos dos IEMs (in-ear monitors).
Há duas situações as mais se costuma procurar por informações sobre as conexões utilizadas em fones de ouvido in-ear com cabo removível. A primeira é óbvia: momento em que o cabo sobre algum rompimento de seus filamentos e começa a apresentar mal contato. Já a segunda, é quando se busca um cabo mais ergonômico, confortável, resistente, leve, entre outras características. Caso queira saber como escolher um bom cabo para o seu fone de ouvido in-ear, acesse o nosso artigo aqui.
Onde os conectores MMCX e 2-Pin são utilizados?
Como você já deve ter percebido acima, os conectores MMCX e 2-Pin são utilizados em fones de ouvido do tipo in-ear. Eles são soldados em cabos para encaixar no corpo do fone de ouvido e permitem que o usuário troque o cabo com facilidade, sem a necessidade de levar em uma assistência técnica, como é o cabo dos intra-auriculares que possuem cabo fixo, que necessitam que a pessoa tenha habilidades com soldagem [1].
[1] Soldagem: Utilizar a fusão de um metal para unir duas partes, normalmente feitas também em metal.
Abaixo um fone de ouvido in-ear com conector MMCX:
Exemplo de fone de ouvido intra-auricular com conector 2-pin:
O que é conector 2-Pin?
A estrutura de um conector 2-Pin consiste em um cilindro que armazena 2 pinos com espessura de 0,78mm cada. Eles se encaixam em uma base com 2 furos redondos que possuem exatamente as dimensões dos pinos. Abaixo uma imagem de um conector 2-pin padrão.
Dica: Os conectores 2-pin de 0,75mm são frágeis, sempre prefira os que possuem espessura de 0,78mm.
A base em que os pinos são encaixados pode ter diferentes e isso faz com que se crie conexões proprietárias. As empresas que fazem isso, tem como objetivo de obrigar o usuário a comprar um cabo que é fornecido por elas e tentar evitar problemas de qualidade com cabos de terceiros. Exemplo:
- 2-pin QDC (embutido/recuado/recessed com borda arredondada)
- 2-pin TFZ/NX7 (embutido/recuado/recessed com borda quadrada)
Ao invés de oferecer um conector padrão, há diversas variantes como você pôde perceber acima. Isso acaba limitando muito a liberdade para se adquirir bons cabos de fabricantes que oferecem produtos premium como, por exemplo, a Effect Audio.
É importante se atentar para o fato de que existem diferentes espessuras de pinos (cabo) e buracos na base (corpo do fone) para encaixe nos fones. Por isso, sempre verifique se o seu fone de ouvido utiliza, por exemplo, pinos de 0,78mm ou 0,75mm, para que não fique frouxo por ser fino ou danifique por ser grosso.
O que é conector MMCX?
Assim como o conector 2-Pin, o conector MMCX também utiliza um cilindro, mas com um formato de encaixe diferente. No caso do MMCX há um outro cilindro em metal saindo com um pino bem fino no meio.
No conector MMCX também temos variantes que impedem o uso de diferentes cabos, pois as ranhuras do cilindro podem ser diferentes. Porém, neste caso, pode ser difícil de visualizar esse aspecto facilmente, então verifique a compatibilidade do seu fone em específico com o fabricante do cabo. Normalmente, nestes casos, é informado na descrição o nome da marca a qual o conector MMCX daquele cabo em específico é compatível (exemplo: MMCX Etymotic), mas se houver só "MMCX", é o formato padrão.
Esse artigo é feito em parceria com o Grupo Fones de Ouvido High-End:
- Página da Fones de Ouvido High-End
- Grupo Fones de Ouvido High-End
- Grupo Fones de Ouvido Low-End
- Grupo Fones de Ouvido High-End Store
- Instagram: @foneshighend
Onde são utilizados os conectores MMCX e 2-Pin?
Na conexão do cabo dos fones de ouvido in-ear.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.