Em seu evento "Far Out", a Apple começou sua apresentação sobre AirPods Pro 2 falando com orgulho sobre o sucesso que os AirPods possuem no mercado e que agora, na segunda geração da melhor linha de fones de ouvido TWS que a empresa, a experiência será ainda melhor. Mas será que houve melhorias significativas? A meu ver, a "maçã" acabou apresentando mais do mesmo, com apenas algumas melhorias, mas nada inovador de fato, entenda!
Acreditava-se que a Apple traria um novo codec lossless devido à implementação da transmissão sem perdas em seu serviço de streaming de música. O motivo disso, segundo a própria empresa, é que o Bluetooth atualmente não é capaz de transmitir o áudio lossless e que seria necessário utilizar uma solução cabeada e um dispositivo capaz de realizar o processamento de arquivos de música em alta resolução, ou seja, um DAC (Digital to Analog Converter ou Conversor Digital para Analógico) capaz de converter arquivos para pelo menos o equivalente a resolução do CD (16 bits/44,1Khz). Com isso, a Samsung, com seu fone TWS Galaxy Buds 2 Pro, sai na frente dos AirPods Pro 2 [1], mas não foi só nesse quesito que a segunda geração do melhor TWS da Apple deixou a desejar.
[1] Artigo "O que o Galaxy Buds 2 Pro trouxe de novo e porque ele saiu na frente dos AirPods Pro 2"
AirPods Pro 2: Pequenas melhorias e mais do mesmo
AirPods Pro caindo: Apple tenta melhorar falha na segunda geração
Com o lançamento dos AirPods Pro 2, notou-se que a Apple se esforçou para evitar que os AirPods Pro caiam do ouvido dos usuários ao fazer exercícios físicos mais intensos, por exemplo. Agora, ao invés de três pares de ear tips ("ponteiras" ou "borrachinhas") em diferentes tamanhos, a empresa adicionou um quarto, que possui um tamanho ainda menor comparado as outras opções. Com isso, pode ser que a fixação do fone de ouvido melhore [2] e deixe de cair, além de melhorar o isolamento passivo e o desempenho do ANC (Active Noise Cancelling ou Cancelamento de Ruído Ativo), que, segundo a Apple, está duas vezes mais eficaz, comparado a primeira geração.
[2] [Tutorial] Fones caindo do ouvido? Como posicionar de forma correta
Analisando o motivo pelo qual a queda do AirPods costuma ocorrer, considerando a experiência que tive com a primeira geração do Pro, acredito que um tamanho extra de ear tip ainda não irá resolver o problema do encaixe. O motivo disso é simplesmente devido ao fato de que a empresa não se preocupou em desenvolver um material mais aderente ou que se expanda quando inserido no ouvido como, por exemplo, o utilizado nas Comply Foams ou nas AZLA SednaEarfit XELASTEC, ear tips de duas empresas que inclusive possuem modelos específicos para os fones TWS da Apple.
Audio espacial aprimorado: Apple implementa sistema para escanear a orelha
Durante a apresentação dos AirPods Pro 2, a Apple anunciou que melhorou ainda mais a experiência de audição de músicas que tem suporte ao Audio Espacial. Embora a empresa não tenha explicado, por ser tratar de um assunto complexo, o motivo pelo qual houve a implementação deste novo recurso é devido a HRTF ou Head-related transfer function, uma função que nos mostra como o som chega até nossos ouvidos de acordo com a anatomia da cabeça, da orelha e do canal auditivo do usuário. Como cada pessoa possui uma HRTF própria, todo fone de ouvido in-ear sofre alterações no som reproduzido de acordo com as formas do corpo, daí o motivo de se escanear o ouvido e parte da cabeça do usuário.
Essa tecnologia não é nova, pois a Sony utiliza um sistema parecido para seu formato de áudio chamado "360 Reality Audio" [3]. Assim como a Apple, a empresa japonesa diz que somente seus fones de ouvido são capazes de renderizar corretamente os sons do formato de "audio 3D". Para utilizá-lo, o usuário deve instalar um aplicativo em seu smartphone e utilizar a câmera do mesmo para fazer a leitura do formato de sua orelha e parte de sua cabeça, assim como a Apple diz ao citar o uso do iPhone.
[3] O que é o Sony 360 Reality Audio
Bateria: Novas formas de carregamento, mas com duração que deixa a desejar
A Apple diz que agora, na segunda geração dos AirPods Pro, será possível recarregar a bateria da case através de um carregador do Apple Watch, de um MagSafe ou um tapete de carregamento sem fio compatível com Qi. Sem dúvidas isso irá diminuir a necessidade de diversos carregadores dentro da bolsa, mochila ou bolso, mas não é tão importante quanto a duração da bateria dos próprios AirPods Pro 2. Segundo a empresa, seu novo TWS conta agora com 6 horas de reprodução contínua, o que é muito pouco comparado com a concorrência, onde se encontra opções com 8h de duração ou mais.
É importante mencionar que a case dos AirPods Pro 2 é capaz de proporcionar mais 24 horas de reprodução para somar às 6 horas do próprio fone de ouvido.
Qualidade de som: Novo driver (alto-falante) e chip H2
Segundo a Apple, combinando a capacidade de seu novo chip H2 e um driver (alto-falante) dinâmico [4] redesenhado, a qualidade de som dos AirPods Pro 2 melhorou consideravelmente comparado a geração anterior. Entretanto, levando em conta que a empresa não possui tradição no desenvolvimento de equipamentos de áudio, é importante levar este tipo de afirmação com um toque de ceticismo. Até que saiam análises de avaliadores confiáveis na área do áudio, não é possível dizer nada por enquanto.
[4] Artigo "Quais os tipos de tecnologias existentes em fones de ouvido"
Outros recursos que vem com os AirPods Pro 2
Além das mudanças citadas acima, a case dos AirPods Pro 2 agora possui um alto-falante para facilitar encontrá-la quando o usuário a perder, além de emitir avisos sobre o nível de bateria, por exemplo. Outra novidade anunciada pela Apple para a segunda geração da sua melhor linha de fones de ouvido TWS foi o aprimoramento dos controles touch (comandos sensíveis ao toque), onde é possível, por exemplo, aumentar ou diminuir o volume deslizando o dedo na haste. Houve também a adição de uma pequena corda para prender a case de carregamento ao pulso.
Lançamento e disponibilidade
O novo fone de ouvido TWS Apple AirPods Pro 2 chega por US$ 249 e será lançado no dia 23 de setembro de 2022. Sua pré-venda irá iniciar no dia 9 de setembro.