O Natal está chegando e você pode conhecer um audiófilo (pessoa que gosta de equipamentos de som de "alta definição" ou "hi-res") que adoraria ganhar presentes relacionados a sua paixão. Pensando nisso, fizemos uma seleção de equipamentos que julgamos ser interessantes para a grande maioria deste público.
A ideia da lista a seguir é tentar agradar a diferentes públicos, abarcando desde os que não querem gastar muito, pois não sentem necessidade, até os que são mais exigentes, dispostos a gastar uma quantia maior. Claro que a escolha vai além de valores, pois é interessante optar por determinado equipamento se baseando nas atividades em que ele será utilizado.
Os melhores presentes de Natal para se dar a audiófilos em 2022
Nesta seleção de equipamentos de som de "alta definição" para se dar de presente para áudiofilos em 2022 foram elencadas nossas opções favoritas para se dar de presente para eles. Ou seja, tenha em mente que sempre haverá mais alternativas do que se tem aqui, pois simplesmente não testamos tudo que existe. Além disso, note que os itens listados foram testados por nós.
Tripowin Lea
Este in-ear é capaz de tocar de forma agradável a grande maioria dos estilos musicais. O motivo disso é que o Tripowin Lea possui uma atividade maior nos graves, mas sem exagero, médios neutros, com boa definição, e agudos que não são agressivos em momento algum.
O Tripowin Lea entrega uma estrutura física robusta, com uma house (corpo) feita em metal, e cabos removíveis. Seu cabo passa a sensação de resistência, porém ele não é flexível, fazendo com que por vezes saia do contorno atrás da orelha e seja difícil de guardá-lo em uma case ("estojo"). Caso queira um conforto melhor, recomendo comprar um cabo à parte posteriormente.
7Hz Salnotes Zero
O destaque do Salnotes Zero sem dúvidas são seus médios, com boa definição e extensão, além de um timbre muito natural, belo. Indo para os agudos, na maioria das vezes eles são inofensivos, possuem boa presença e extensão, mas em certos momentos podem se tornar agressivos, principalmente em músicas onde se passa dos 13Khz. Já nos graves, vi uma boa presença, sem excesso e com um bom punch (impacto), ideal para se ter um bom equilíbrio tonal (distribuição dos graves, médios e agudos).
Com relação ao palco sonoro, sente-se uma boa separação de instrumentos, mas não há um grande espaço entre eles. Trata-se de um desempenho mediano deste departamento, mas considerando a sonoridade dos médios e o equilíbrio tonal deste fone, facilmente se esquece deste quesito ao escutar as músicas. Sem dúvidas este é o vencedor deste comparativo para o gosto deste avaliador que vos escreve.
feito de plástico. Porém, não se engane, pois o material utilizado não é de má qualidade. Além disso, seu formato conseguiu proporcionar, no meu caso, um excelente conforto e isolamento.
O cabo que vem com o Salnotes Zero possui uma qualidade melhor que a do Tripowin Lea, pois é mais flexível e leve.
Sennheiser HD560S
O Sennheiser HD560S é o maior custo-benefício da Sennheiser na linha de headphones abertos (open-back) oferecidos pela fabricante. Custando pouco mais de R$ 1000, este fone de ouvido consegue entregar uma qualidade de som próxima de headphones como Sennheiser HD600 e HD650. Além disso, seu conforto e leveza permitem ao usuário utilizá-lo por horas a fio sem incômodo algum.
Mesmo sendo mais barato, o HD560S ainda permite que o usuário troque facilmente o cabo ou as ear pads ("almofadas") quando quiser, algo extremamente importante para aqueles que querem um fone de ouvido que dure por muito tempo. O único porém, é a robustez do material, que parece ser de um nível abaixo do que se tem em modelos como HD600, HD650 e HD400 Pro (versão do HD560S mais robusta, voltada para estúdios,)
Sennheiser HD600
Não há como negar que escolher entre o Sennheiser HD600, HD650 e HD660S é uma questão basicamente de gosto do usuário. A capacidade técnica dos três é bem semelhante, mas o equilíbrio tonal (distribuição de graves, médios e agudos) é levemente diferente, fazendo com que ocorram divergências sobre qual modelo seria o "melhor". Em minha opinião, o HD600 é o modelo mais equilibrado e natural dos citados, capaz de proporcionar uma grande nitidez no som reproduzido.
O maior destaque do Sennheiser HD600 são seus médios, que soam muito naturais comparado com uma apresentação ao vivo. Essa característica somada ao conforto e possibilidade de trocar qualquer peça com facilidade o torna extremamente atrativo. É por este motivo que mesmo tendo sido lançado há 25 anos atrás, continua tendo uma grande legião de fãs.