Ao procurar acessórios/peças sobressalentes para os nossos fones de ouvido podemos nos deparar com nomenclaturas como ear tips e ear pads. Mas o que elas querem dizer e onde elas são utilizadas? É o que iremos explicar a você neste artigo, além de dar dicas de manuseio eficiente e higienização. Antes de iniciarmos, indicamos a você que confira nosso artigo sobre a estrutura básica dos fones de ouvido, onde citamos tudo o que compõe eles.

O que são ear tips? Onde elas são utilizadas?

Acessório/peça sobressalente ear tip para fones de ouvido do tipo in-ear. Fonte: Vitor Valeri

Ear tip é o nome da peça de fones de ouvido do tipo in-ear [1] que é utilizada para possibilitar um encaixe no canal auditivo que proporciona isolamento do ruído externo (barulho) e conforto ao mesmo tempo. Ela é fabricada utilizando diversos tipos de silicone e espuma, onde dependendo da densidade, maleabilidade e medidas de seu volume, pode-se obter um bom resultado ou não em termos de conforto, fixação e sonoridade.

[1] Artigo "Quais são os tipos de fones existentes"

Há ear tips que são feitas puramente de silicone, mas hoje as fabricantes se preocupam em desenvolvê-las utilizando silicones com rigidez (ou maleabilidade) que muda de acordo com a região de sua estrutura. Por exemplo, no "núcleo" da ear tip, temos uma rigidez maior do que na parte que fica em contato com o canal auditivo. O motivo disso é para não alterar tanto o comportamento do som quando o som trafega no "núcleo" e ao mesmo tempo a parte externa se moldar ao formato do canal auditivo do usuário.

Abaixo uma ear tip com a sua base virada para cima, expondo seu núcleo. Note que a parte na lateral da região externa do núcleo é onde temos o silicone mais fino e maleável.

Núcleo da ear tip. Fonte: Vitor Valeri

Na busca por um conforto, fixação e sonoridade melhores, por vezes é interessante que se saiba sobre a "anatomia" de uma ear tip para comprar o modelo correto para o seu fone de ouvido. Geralmente, as fabricantes mencionam para quais medidas do diâmetro do nozzle (bocal por onde sai o som) a ear tip serve. Para que ocorra o encaixe correto, o diâmetro do núcleo da ear tip, também considerado o "diâmetro da ear tip", não deve ser muito diferente do diâmetro do nozzle.

Nozzle (bocal por onde sai o som) a esquerda e núcleo da ear tip ("diâmetro da ear tip") a direita. Fonte: Vitor Valeri

Note que os tamanhos "S" (small ou pequeno), "M" (medium ou médio) e "L" (large ou grande) são influenciados pelo diâmetro da parte mais externa da ear tip, ou seja, a região onde o silicone é mais flexível. Quanto maior o diâmetro, maior será a classificação do tamanho. Geralmente as ear tips que vem encaixadas no fone são do tamanho "M", mas se o fone de ouvido fica "bambo" no canal auditivo, tente uma ear tip "L", porém, se ela ficar tão justa a ponto de "escapulir" (ser expulsa pelo canal auditivo), experimente o tamanho "S".

Tamanhos das ear tips utilizadas nos fones de ouvido do tipo in-ear. Fonte: Vitor Valeri

Essas características não são as únicas diferenças que você irá encontrar em ear tips. Se você mudar de modelo de ear tip, notará que umas são mais altas que as outras, além de ter um "bore" (buraco da ear tipo por onde sai o som) mais aberto ou mais fechado. Isso irá influenciar diretamente nas características da sonoridade do seu fone de ouvido.

Tamanho de "bore" (buraco da ear tipo por onde sai o som) de diferentes modelos de ear tips de silicone. Fonte: Vitor Valeri

Um "bore" mais largo entregará um som com menos graves e mais agudos, enquanto um "buraco" mais fechado aumentará os graves e deixará os agudos mais "contidos". Isso é útil para tornar a sonoridade mais equilibrada. Se há excesso de graves, experimente uma ear tip com "bore" mais largo, mas caso o fone de ouvido tenha graves sem muito "corpo" e agudos estridentes, tente optar por um "buraco" mais fechado.

Embora não tenhamos mencionado sobre as ear tips de espuma, elas seguem a maioria das caraterísticas que falamos aqui. Porém, comparado às de silicone, elas isolam mais o ruído externo (barulho) e tendem a proporcionar um encaixe melhor, por se moldar mais facilmente ao canal auditivo. Entretanto, elas são descartáveis e não é possível lavá-las também, ao contrário das ear tips de silicone, como você poderá ver em nosso artigo sobre a higienização de fones de ouvido.

Ear tips de espuma para fones in-ear. Fonte: Comply

O que são ear pads? Onde elas são utilizadas?

Substituindo ear pads dos headphones Sennheiser HD600 e HD650. Fonte: Accessory House (YouTube)

Ear pad é o nome da peça de fones de ouvido do tipo over-ear e on-ear [2] que é utilizada para posicionar os drivers (alto-falantes) próximos das orelhas do usuário. Ela pode ser apoiada em cima da orelha ou em volta, na cabeça. Por esse motivo, alguns materiais podem ser desconfortáveis, podendo causar calor ou até dores na cartilagem da orelha.

Se a espuma da ear pad for densa excessivamente, proporcionando uma rigidez alta, ela poderá incomodar devido à pressão exercida na cabeça ou na orelha. Além disso, o material que envolve a espuma pode causar desconforto térmico e até mesmo descascar facilmente caso seja feito de pvc/pu que imita couro.

Se não houver a possibilidade de ajuste do ângulo das ear cups (conchas) no arco (headband) do headphone, é interessante que a ear pad tenha uma angulação, tendo uma espessura maior em um dos lados para acompanhar o contorno da cabeça.

Ear pads anguladas para o headphone da Audeze. Fonte: lbtechreviews

Os materiais que envolvem a espuma da ear pad que possuem maior durabilidade e conforto costumam ser o veludo e o tecido esportivo. Mas há também, embora sejam poucos os exemplos, ear pads de couro legítimo que podem ser tão confortáveis e duráveis quanto as de veludo ou tecido esportivo.

Diferentes materiais de revestimento de ear pads feitas para o headphone Sennheiser HD600. Fonte: audioreviews.org