Atualmente temos diversos dongles ("adaptadores USB para fones de ouvido"), DAC/amps de mesa, DAPs (Digital Audio Players) [1] e amplificadores que contam com uma saída balanceada. Entretanto, poucos sabem como utilizar esse tipo de conexão adequadamente. Isso acaba trazendo confusão na hora de escolher cabos com conectores balanceados ou adaptadores para conseguir utilizar em diferentes tipos de plugues.
É possível, na grande maioria das vezes, salvo raras exceções, fazer com que um fone de ouvido possa utilizar a saída balanceada de um dongle, DAP ou DAC/amp de mesa. Entretanto, há algumas características que se deve ter para utilizar uma conexão balanceada.
[1] Artigo "Qual é a alternativa mais barata para ouvir músicas com mais qualidade"
Cabo balanceado e saída balanceada
Para utilizar uma saída balanceada de um dongle, DAP ou DAC/amp de mesa é necessário que se utilize um cabo balanceado. Como não há outra forma de realizar a conexão, não adianta procurar por adaptadores para tentar conectar um cabo com conector 3,5mm ou 6,35mm em uma saída balanceada de 4,4mm, 2,5mm ou XLR [2]. A explicação para isso está na estrutura interna dos cabos.
Um cabo single-ended (SE) geralmente possui plugue TRS de 3,5mm (P2). Cabos deste tipo possuem dois fios negativos (canal esquerdo e direito), que funcionam também como fio terra (ground ou GND), e dois fios positivos (canal esquerdo e direito). Os fios negativos são utilizados como forma de blindagem contra interferências envolvendo os fios positivos.
[2] Artigo "Tipos de cabos e conectores utilizados nos sistemas de fones"
Um cabo balanceado possui 4 fios (núcleos) com tamanho, comprimento e impedância iguais para conduzir o sinal estéreo. Ele é chamado de equilibrado porque a impedância dos 4 fios é balanceada. Aqui há quatro fios independentes, enquanto no single-ended a parte negativa é junta (fio esquerdo e direito), então temos: Esquerda +, Esquerda -, Direita + e Direita -.
De acordo com a FiiO, fabricante chinesa de equipamentos de áudio, saídas balanceadas (2,5mm, 4,4mm ou XLR) não podem ser convertidas para uma saída single-ended (3,5mm ou 6,35mm), pois ao conectar um plugue não balanceado à conexão balanceada, os fios positivos e negativos irão causar um curto-circuito, podendo danificar o dispositivo.
Conectando um fone de ouvido a uma saída balanceada corretamente
Para conectar corretamente um fone de ouvido a saída balanceada do seu amplificador, dongle (adaptador USB para fones de ouvido), DAP (Digital Audio Player) ou DAC/amp você precisará de um cabo que tenha pelo menos 4 vias (núcleos) e um conector balanceado, que pode ser um 4,4mm, 2,5mm ou XLR. Entretanto, se o seu fone de ouvido não contar com um sistema de cabos removíveis, ou seja, o cabo for soldado diretamente no driver (alto-falante) do fone de ouvido, será necessário enviá-lo para uma assistência técnica para soldar um novo cabo. Felizmente, o mercado oferece hoje todos os tipos de fones de ouvido (earbuds, in-ears, on-ears e over-ears) [3] com a possibilidade de troca de cabos utilizando, por exemplo, as conexões MMCX e 2-pin [4].
[3] Artigo "Quais são os tipos de fones existentes"
[4] Artigo "O que são conectores 2-Pin e MMCX? Onde eles são utilizados?"
É possível utilizar um cabo balanceada em uma saída single-ended (SE) através de um adaptador, mas o inverso não é possível, como explicamos acima. Ou seja, se o seu fone de ouvido contar com cabo que tenha um plugue 4,4mm, XLR ou 2,5mm, é possível utilizar um adaptador para conectá-lo a uma saída SE (3,5mm ou 6,35mm).
Provavelmente você encontrará adaptadores de 3,5mm para 2,5mm, 4,4mm ou XLR mas o motivo para isso é a existência da conexão balanceada de 3,5mm, que conta com 4 polos ao invés de três, que normalmente se tem no plugue 3,5 single-ended (SE). Como é extremamente raro se encontrar dispositivos com saída 3,5mm balanceada, sempre confira se o seu equipamento realmente possui essa conexão para não haver problemas.
Se eu utilizar um cabo balanceado no meu fone de ouvido, ele pode queimar?
Não, embora as saídas balanceadas costumam oferecer uma potência de saída maior comparado as single-ended (SE), há maneiras de evitar que o driver (alto-falante) do fone de ouvido queime ao utilizar cabos balanceados. A primeira delas é zerar o volume do dispositivo, antes de iniciar a reprodução da música, e ir subindo aos poucos. A segunda, é ajustar o ganho do equipamento no nível baixo, pois dessa forma você terá um controle maior sobre a potência liberada [5].
[5] Artigo "Quanto maior o ganho, no player ou amplificador, melhor?"
Cabos modulares são balanceados?
Hoje é possível encontrar cabos que permitem ao usuário trocar os conectores entre 3,5mm, 2,5mm, 4,4mm e 6,35mm. Como falamos acima, para utilizar um cabo de maneira balanceada, ele precisa obrigatoriamente contar com as conexões corretas nos fios. Ou seja, todo cabo modular é por natureza balanceado, pois não é possível transformar um cabo single-ended em balanceado só trocando o conector single-ended (3,5mm ou 6,35mm) pelo balanceado (2,5mm, 4,4mm ou XLR).
Eu consigo utilizar a saída balanceada através de um adaptador?
Se o seu cabo não for modular (aquele que permite a troca de conectores) e possuir um conector de 3,5mm ou 6,35mm, que são single-ended, não será possível utilizar a saída balanceada do dongle, DAP ou DAC/amp. Se você encontrar um adaptador de 3,5mm para 4,4mm (ou 2,5mm), saiba que a entrada de 3,5mm é balanceada e possui quatro polos, diferente do conector 3,5mm comumente encontrado em cabos para fones in-ear, earbud ou on-ear.
Artigos indicados para leitura: