Os amplificadores e DAC/amps estão muito mais acessíveis do que eram há 10 anos atrás, isso é um fato. Se por um lado a tecnologia ajudou trazendo a possibilidade de se ter uma qualidade de áudio maior com estes equipamentos, por outro fez com que houvesse usuários muito novos nesse meio, que não tem a noção dos tipos de conexões utilizadas por fones de ouvido que existem no mercado hoje. Isso não é ruim como um todo, pois também mostra que as fabricantes de equipamentos de áudio estão oferecendo produtos bem "completos" em termos de recursos.
Como há DAC/amps e amplificadores de mesa que contam com praticamente todas as conexões possíveis, sem dúvidas a chance de haver uma confusão sobre o que é o que e quais são suas vantagens, é grande. A primeira coisa a se fazer para ficar mais fácil de identificar, é separar as saídas de fones de ouvido single-ended (SE) das balanceadas.
Quais são as saídas single-ended (SE) e balanceadas no DAC/amp e no amplificador de mesa?
Geralmente, como se trata de um DAC/amp ou de um amplificador de mesa, as saídas disponíveis costumam ser mais robustas, pois na maioria das vezes são conectados headphones over-ear ao invés de in-ears. Atualmente, está cada vez mais comum encontrarmos pelo menos uma saída de 3,5mm (P2), que é a mesma encontrada em celulares e notebooks, e uma saída de 4,4mm (Pentaconn), desenvolvida pela Sony. Enquanto a primeira é classificada como single-ended (SE), a segunda é categorizada como balanceada e normalmente oferece uma potência maior para o fone de ouvido tocar.
Fisicamente, como os cabos com conector 4,4mm (Pentaconn) são levemente maiores que os com plugue P2 (3,5mm), esse tipo de conexão é encontrado hoje tanto em dispositivos portáteis, como dongles e DAPs (Digital Audio Players), quanto em amplificadores ou DAC/amps de mesa. Entretanto, há uma conexão que é relativamente comum de se encontrar nos equipamentos de mesa e dificilmente você achará algo no mesmo design em soluções portáteis: a XLR. Esta é uma saída balanceada que utiliza um conector bem robusto, que proporciona não só resistência, mas uma potência geralmente maior comparada às conexões P10 (6,35mm) e P2 (3,5mm).
Caso você não esteja lembrando da aparência de um conector P10, é provável que você se recorde ao lembrar dos plugues utilizados, por exemplo, em cabos de guitarras e violões. Ele também é comumente utilizado em amplificadores e DAC/amps de mesa, pois são bem populares e ainda entregam um bom custo-benefício quando se trata de cabos para headphones.
Qual é a vantagem de se escolher determinada saída de fone de ouvido no amplificador e no DAC/amp?
Basicamente, como a vantagem está na conexão balanceada e single-ended (SE), você geralmente terá uma qualidade de som maior ao utilizar as saídas balanceadas. Abaixo uma tabela para facilitar a visualização das conexões balanceadas e single-ended.
Single-Ended (SE) | Balanceada |
3,5mm (P2) | 4,4mm (Pentaconn) |
6,35mm (P10) | XLR |
Para saber mais a fundo, acesse nosso artigo sobre as diferenças entre as conexões balanceada e single-ended (SE). Recomendamos também a leitura dos seguintes artigos: