A Haylou já é parceira de longa data do Oficina da Net, o que já rendeu a análise de diversos produtos da marca por aqui. Desta vez, foi nos enviado o novíssimo Haylou PurFree Buds, um par de fones de ouvidos sem fio que possui um visual bem diferenciado e oferece como principal diferencial a experiência de ouvir suas músicas sem precisar se desligar do mundo. Quer entender como? Então confira a análise.

ÍNDICE

O que vem na caixa?

O que vem na caixa? (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)
  • 1 par de fones de ouvido Haylou PurFree Buds OW01
  • 1 case/estojo
  • 1 cabo USB-C
  • Manual de instruções

O que o Haylou PurFree Buds oferece?

O Haylou Buds PurFree é um fone de ouvido sem fio que combina características inovadoras e design elegante. Com um ajuste seguro e confortável, graças ao fio de titânio, o PurFree não entra no ouvido, permitindo ouvir aberto e manter-se atento ao ambiente. Além disso, ele é à prova de poeira e impermeável graças à classificação IP55, protegendo contra o vento e a chuva.

Haylou Buds Free (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

A tecnologia Bluetooth 5.2 garante uma conexão estável sem demora, e a Haylou garante um bateria que dura até 32 horas. O PurFree também protege a privacidade das chamadas, com a tecnologia direcional anti-vazamento de som, e oferece chamadas cristalinas, graças ao cancelamento de ruído do microfone duplo. Por fim, o fone oferece também um driver dinâmico de 16,2 mm.

Pontos positivos

Leve e confortável

O Haylou Buds Free é muito confortável (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

A primeira coisa que vai te impressionar é a leveza que o Buds PurFree possui. Para quem passa o dia inteiro com o fone de ouvido na orelha (como é o meu caso), vai ter um momento que você nem vai perceber que o PurFree está no seu ouvido.

Nesse quesito, eu achei ele mais confortável até mesmo que o Haylou BC01, outro modelo de fone da marca que testamos recentemente. A diferença é que ele possui os dois fones separados e que podem ser usados de forma individual, se desejar. Na hora de usar, você só precisa encaixar a haste na parte de trás da orelha.

Som de excelente qualidade

O Haylou Buds Free não é um fone de condução óssea; note que ele possui pequeno alto-falantes em seu interior (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

Os fones de ouvido aberto são alvos de grande preconceito por aí, especialmente por quem prioriza o aúdio com o máximo de qualidade, com cancelamento de ruído ativado e os sons mais graves se destacando. Realmente, um fone do tipo in ear, aquele que se encaixa dentro do seu canal auditivo, sempre vai ter uma qualidade melhor nesse quesito. Entretanto, nunca vi nada igual como o Buds PurFree.

Por ser um fone aberto, você imagina que ele tenha um áudio mais baixo e que simplesmente vai sumir se você estiver em ambientes mais barulhentos, como dentro de um transporte público. Surpreendentemente, não é isso o que acontece aqui. Ele tem um excelente controle das frequências mais graves, oferece um áudio limpo e bem alto. Esse talvez seja o segredo da Haylou para oferecer o máximo de experiência.

Bateria para a semana toda

A case do Haylou Buds Free oferece uma autonomia de bateria para até 32 horas de uso; são quatro dias de carga garantida para quem usa os fones por 8 horas ao dia (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

Conforme mencionado, a Haylou garante uma autonomia de bateria de até 32 horas, incluindo a bateria da próxima case do fone. Os fones particularmente duram aproximadamente 8 horas. Isso significa que é possível recarregar os fones e usar por 8 horas seguidas até descarregar e depois inseri-los de volta na case para continuar usando por mais 8 horas, depois mais 8 e, por fim, mais 8.

Nos nossos testes ele mostrou que isso realmente é possível. Meu uso se resume ao seguinte: pela manhã, costumo ouvir as notícias do dia pelo rádio por aproximadamente 1h30. Depois, desligo a rádio, mas o celular continua conectado com o fone de ouvido por praticamente todo o tempo. Durante a tarde, escuto algum álbum no Spotify ou assisto vídeos no YouTube. O fone só volta para a case ao fim do meu expediente, por volta das 18h.

Mesmo não sendo utilizado por todo esse tempo de forma contínua, eu nunca ouvi o toque do Buds PurFree pedindo para ser recarregado. A case já fica pronta para carregar na mesa do escritório, então é só colocar os fones dentro dela, encaixar o cabo e pegar de novo no dia seguinte. Excelente, para mim, é um dos melhores pontos deste fone.

Pontos negativos

Latência roubando a cena em jogos

É comum que a latência seja algo que sobressai em fones de ouvido sem fio. Para evitar isso, a Haylou optou pelo chip Qualcomm QCC3040, com tecnologia de comunicação dual-channel e Bluetooth 5.2. Segundo a empresa, isso garante um ganho de 50% na estabilidade da transmissão em comparação com o Bluetooth 5.0.

Para ser honesto, a latência do Buds PurFree só incomoda em jogos. Ao jogar Pianista, que é uma espécie de Guitar Hero de piano para celular, senti dificuldade em acertar o momento exato de teclar as notas apenas pelo ritmo da música. E em jogos de futebol, como o PES e FIFA, o som do toque da bola é reproduzido com um certo atraso também.

No jogo Pianista, a experiência não foi muito agradável ao utilizar o fone (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

Nos demais conteúdos não senti nenhuma interferência de latência. Em chamadas telefônicas, por exemplo, existem fones que você acaba sempre falando em cima da voz de outra pessoa, justamente por conta do atraso na reprodução do áudio para o seu ouvido. Mas isso não acontece com o Buds PurFree.

Falhas de sincronia

Em alguns momentos, talvez pelo tempo ocioso, o Haylou Buds Free apresenta uma pequena instabilidade na sincronia entre os dois lados (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

Como eu disse, meu uso diário com os fones de ouvido se resume a mantê-los o dia todo na orelha. E nesse ritmo, eu acabei percebendo que em alguns momentos há uma falha de sincronia entre os dois lados do fone. Não sei dizer se é por conta do tempo ocioso ou por conta do tempo contínuo ligado, em algum momento ele deixa de reproduzir o conteúdo de forma sincronizada.

Na prática, você ouve a mesma música em tempos diferentes em cada lado do fone. A única forma que eu consegui resolver esse problema é colocando os fones de volta na case, aguardar alguns segundos e depois tirar novamente. Não chega a incomodar, mas não deixa de ser uma falha.

Haylou Buds PurFree é bom? Vale a pena comprar?

O Haylou Buds Free é simplesmente o melhor fone aberto que já testei (Crédito: Adalton Bonaventura/Oficina da Net)

O Haylou Buds PurFree é um fone de ouvido aberto de excelente qualidade — o melhor que já testei. O design é moderno, ele é leve e confortável e não tem quase nenhum ponto negativo. Você pode usá-lo tranquilamente em ambientes externos. Ele é perfeito para quem faz caminhadas ao ar livre ou para quem pratica exercícios na academia. Vai conseguir ouvir suas músicas favoritas com boa qualidade e ainda estar ligado ao ambiente ao seu redor.

Quando lançado, o Haylou Buds PurFree veio com o preço sugerido de R$ 875. É um preço bem alto para quem deseja apenas ouvir músicas de vez em quando. Mas para quem opta pela experiência de ter um fone bastante alto e ainda assim poder ouvir o que acontece ao seu redor, design impermeável e bateria de longa duração, esse valor pode fazer sentido.

Haylou PurFree OW01
9.0
Prós
  • Design impecável
  • Extremamente confortável
  • Bateria duradoura
  • Som de excelente qualidade
Contras
  • Latência roubando a cena em jogos
  • Falhas de sincronia em alguns momentos
  • Falta um Gaming-Mode

Hoje, o Haylou Buds PurFree está mais barato pela loja oficial da Haylou no AliExpress. No momento da produção desta matéria, 10 unidades do fone estão sendo vendidas por apenas R$ 648 e com frete grátis para todo o Brasil. Se desejar, pode usar o link abaixo para acessar a oferta:

Outros produtos Haylou no Oficina da Net ⚙️