Há alguns fones de ouvido que nos marcam de alguma forma, seja pelo som, pelo conforto, pela qualidade de construção ou pelo conjunto de todos esses fatores. Certos modelos com que tive a experiência de usar por um longo período (meses ou anos) se destacaram dentre tudo o que pude ouvir, seja devido a sonoridade única ou ao custo-benefício (o quanto o produto entrega pelo preço cobrado). Pensando nisso, fiz uma lista de sete fones de ouvido que mais me surpreendem atualmente.

Os 7 fones de ouvido favoritos do Oficina da Net

Os fones de ouvido favoritos do Oficina da Net. Fonte: Vitor Valeri
Os fones de ouvido favoritos do Oficina da Net. Fonte: Vitor Valeri

1 - Moondrop Quarks DSP (US$ 15 ou R$ 81)

O Moondrop Quarks DSP pode ser um dos fones in-ears mais baratos, confortáveis, com bom encaixe, sonoridade equilibrada e detalhada que você irá encontrar. Sua versão mais barata já era excelente, mas havia algumas mudanças no som que se podia fazer e muitos pediam para que houvesse fones de ouvido com cabo USB. É o que a Moondrop fez com a "versão DSP" do Quarks.

Fone de ouvido in-ear Moondrop Quarks. Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido in-ear Moondrop Quarks. Fonte: Vitor Valeri

A sigla DSP aqui significa "Digital Signal Processing" (Processamento de sinal digital). Essa manipulação do sinal serve para equalizar automaticamente as frequências (graves, médios e agudos) do fone de ouvido, de forma a "corrigir" sua sonoridade. Na versão "DSP" do Moondrop Quarks temos um cabo com conexão USB, onde o conector possui internamente um circuito integrado que realiza alterações na curva de resposta de frequência do fone de ouvido. Assim, a sonoridade que já entregava um bom nível de detalhes e separação, além de um equilíbrio tonal honesto, ganha um desempenho impressionante.

É importante mencionar que o Quarks da Moondrop é ainda mais fácil de se encaixar no ouvido do usuário devido ao seu formato cilíndrico e tamanho extremamente compacto. Ele quase não aparece ao encaixá-lo no canal auditivo e proporciona um grande conforto.

2 - 7Hz Salnotes Zero (US$ 20 ou R$ 108)

O Salnotes Zero da 7Hz é um fone que me impressionou pelo seu equilíbrio tonal (distribuição de graves, médios e agudos) e, principalmente pelos seus médios, que possuem um timbre muito natural, bonito. Além disso, obtive com ele um bom encaixe em meu ouvido, proporcionando um nível de isolamento excelente. Após algumas horas de uso, não notei que a estrutura causou alguma pressão que deixasse alguma área da orelha dolorida, o que é um ponto positivo considerando aqueles usuários que utilizam fones de ouvido por horas a fio.

Fone de ouvido in-ear 7Hz Salnotes Zero. Fonte: Vitor Valeri
Fone de ouvido in-ear 7Hz Salnotes Zero. Fonte: Vitor Valeri

Falando mais detalhadamente sobre o som do Salnotes Zero, não senti falta de presença nos graves. Há um bom impacto ("punch") e volume, embora não tenha tanta atividade nos subgraves, algo que aqueles que gostam de gêneros com mais atividade nas frequências baixas gostam. Já nos agudos, não senti estridência na maioria das músicas que escutei, mas em alguns momentos notei uma atividade maior na faixa dos 13Khz, que pode causar um certo incomodo.

3 - Sennheiser HD560S (R$ 1486,65)

O Sennheiser HD560S tem a proposta de oferecer uma sonoridade bem equilibrada, com uma boa distribuição entre graves médios e agudos, além de um bom nível de detalhamento. Sua estrutura é mais simples se comparado aos seus irmãos maiores HD600, HD650 e HD660S, mas em compensação há um grande conforto e seu preço é consideravelmente menor comparado ao que é cobrado pelos modelos da linha HD6XX.

Headphone Sennheiser HD560S. Fonte: Vitor Valeri
Headphone Sennheiser HD560S. Fonte: Vitor Valeri

A sonoridade produzida pelo HD560S lida melhor com gêneros como Jazz, Blues e música clássica, onde não há muita atividade nos subgraves. Digo isso porque, por mais que se tenha um bom equilíbrio tonal no HD560S, ele é como o HD600, há um roll-off nos subgraves e consequentemente a pessoa poderá sentir uma falta de textura, extensão e impacto nessa faixa de frequência. Se você gosta muito de trilhas sonoras, músicas instrumentais, onde a maioria atividade dos sons dos instrumentos e vozes estão nos médios, médios agudos e agudos, sem dúvidas este fone é para você. No nosso review é possível saber mais a fundo sobre as características do HD560S.

4 - Sennheiser IE 200 (US$ 150)

O Sennheiser IE 200 é um excelente custo-benefício e entrega mais do que custa. Sua sonoridade é muito equilibrada e sem excessos, algo que faz diferença para aqueles que utilizam fones de ouvido por horas. Além disso, o grande conforto e o cabo removível, fazem com que este in-ear seja completo, pois ele entrega muito bem atributos que são essenciais para uma boa experiência de uso. Caso queira saber mais detalhes sobre o IE 200, acesse nossa análise/review.

In-ear Sennheiser IE 200. Fonte: Vitor Valeri
In-ear Sennheiser IE 200. Fonte: Vitor Valeri

5 - Final Audio E5000 (US$ 259)

O Final Audio E5000 possui um excelente conforto e encaixe, uma construção robusta (corpo inteiramente feito em inox), além de uma sonoridade que pode agradar a muitos. Seus graves são destacados, indo além do que é considerado natural, mas dependendo do gosto da pessoa ou do gênero da música, essa característica pode ser bem-vinda. Os médios e agudos são em linha, então você não terá um som agressivo, muito pelo contrário, será uma apresentação muito agradável, que tende a ser mais musical, envolvente.

In-ear Final Audio E5000. Fonte: Vitor Valeri
In-ear Final Audio E5000. Fonte: Vitor Valeri

O seu preço pode ser proibitivo para alguns, mas felizmente a empresa vende no Japão uma versão que só vem o fone, sem o cabo, já que ele é removível e custa US$ 100. Dependendo do site que você comprar, pode ser que consiga um bom preço por ele. Se você quiser saber mais detalhes sobre a fabricante japonesa ou o fone de ouvido, acesse o nosso review.

6 - Sennheiser Momentum True Wireless 3 (R$ 2198,95)

O Sennheiser Momentum True Wireless 3 é o in-ear Bluetooth True Wireless topo de linha da fabricante alemã de produtos de áudio. Ele oferece um excelente conforto, uma qualidade de construção que segue o padrão de alta qualidade da marca e uma qualidade de som que apresenta as músicas de forma muito natural, envolvente.

In-ear Bluetooth TWS Sennheiser Momentum True Wireless 3. Fonte: Vitor Valeri
In-ear Bluetooth TWS Sennheiser Momentum True Wireless 3. Fonte: Vitor Valeri

Você irá notar que no Momentum True Wireless 3 (MTW3) não há agressividade alguma no som, mas ao mesmo tempo é algo muito detalhado, com boa extensão e uma separação honesta dos instrumentos e vozes. Os médios não são recuados como em sua versão anterior (MTW2), proporcionando assim um equilíbrio tonal melhor e demonstrando uma boa coerência aos sons. Caso queira saber mais detalhes sobre o MTW3, leia o nosso review.

7 - Grado RS2 (US$ 550 ou R$ 2970)

O Grado RS2 é um headphone aberto (open-back) on-ear, ou seja, que fica apoiado sobre as orelhas do usuário. Ele é indicado principalmente para se ouvir gêneros como rock, jazz, músicas instrumentais, pois seus médios e agudos tem timbre muito especial. Seu som passa muito a sensação de "fisicalidade", de caixas de som grandes de shows, que são capazes de deslocar muito ar.

Headphone Grado RS2e. Fonte: Vitor Valeri
Headphone Grado RS2e. Fonte: Vitor Valeri

Pertencente a série "reference" da Grado, o RS2 não é um modelo tão barato, mas caso você queira uma sonoridade parecida e queira pagar menos, é possível fazer isso com os modelos da série Prestige, mais especificamente o SR60 e o SR80. Vale a pena pelo menos experimentar, pois o som destes fones é realmente único.