Os fones de ouvido Bluetooth, principalmente os TWS (True Wireless Stereo), são muito utilizados atualmente. O motivo para isso é a escassez de smartphones com saída para fones de ouvido (P2 ou 3,5mm) e também devido a praticidade proporcionada pela ausência total de fios, possibilitando, por exemplo, a prática de exercícios sem se preocupar com algum tipo de desgaste crítico do produto.
Embora o título diga que seriam as melhores escolhas de fones de ouvido Bluetooth, não há como afirmar isso, pois há inúmeros lançamentos por mês de novos modelos. A maioria deles vem da China, país onde diversas fabricantes lançam inúmeros produtos mensalmente num ritmo frenético. Como há atualmente diversas plataformas que permitem a importação de fones de ouvido chineses, é possível obter opções interessantes e baratas ao mesmo tempo, como você notar abaixo.
Os melhores fones de ouvido Bluetooth até R$ 500
Veja os principais modelos de fones de ouvido Bluetooth que mais chamaram a atenção do mercado de áudio considerando a qualidade de construção, desempenho sonoro e preço cobrado. É importante lembrar que infelizmente essa lista é baseada somente em informações e relatos da internet, ou seja, não é baseada nas análises do site Oficina da Net.
1 - Soundcore Sport X10
O Soundcore Sport X10 é um fone TWS voltado para esportes, pois ele possui um gancho para passar por cima da orelha e ficar bem fixo. Além disso, este in-ear Bluetooth possui certificação IPX7, que atesta sua resistência contra suor e chuvas fortes, podendo até ficar debaixo de um chuveiro. Outro ponto é que sua resposta a comandos por toque funciona mesmo com os dedos suados.
É importante mencionar que o Soundcore Sport X10 da Anker conta com um sistema de cancelamento de ruído ativo (ANC) que é satisfatório, pois ele consegue cancelar grande parte dos barulhos na rua durante uma corrida na rua. Há também um modo especial para o ANC que cancela o som do vento.
Os médios do Sport X10 parecem ser levemente recuados, com agudos proeminentes e graves além do que é considerado natural. Esse tipo de sonoridade pode combinar mais com gêneros onde os graves predominam e pode ser que não agrade a todos.
2 - Soundcore Space A40
O Soundcore Space A40 é um in-ear TWS bem compacto e confortável, mas ao contrário do Sport X10, ele não possui nada que possa fixar ele bem aos ouvidos. Então tenha em mente que talvez ele não lhe atenda para a prática de exercícios, embora este modelo da Anker conte com certificação IPX4, atestando sua resistência a respingos de água e suor.
Uma característica interessante do Space A40 é a possibilidade de conectar o fone a dois dispositivos, ou seja, se o TWS estiver conectado ao seu notebook e o celular tocar, o áudio mudará automaticamente para o do smartphone. Além disso, este fone Bluetooth True Wireless conta com ANC, permitindo que haja um certo cancelamento de ruídos do ambiente.
O som do Soundcore Space A40 da Anker tem uma grande ênfase nos médios graves, o que deixa a sonoridade mais escura e afeta os médios e agudos, que fica mais "apagados". Entretanto, há o ponto positivo de que não é um som tão cansativo quanto fones com agudos brilhantes em excesso.
3 - Fiil CC2
O FiiL CC2 é para aqueles que não conseguiram lidar com os in-ears (intra-auriculares), pois ele é um earbud, um fone de ouvido que possui o formato dos fones de ouvido que vinham junto com os iPods, mas neste caso ele é totalmente sem fio (TWS). Devido ao seu design, há um grande conforto ao utilizá-lo, embora ele não fique tão fixo quando um IEM (in-ear monitor). Ele permite que os comandos sejam feitos por toque, incluindo para controlar o volume da música que está sendo reproduzida.
Outro ponto interessante do CC2 da FiiL é a qualidade da captação de audio durante chamadas de áudio ou vídeo. Isso se deve as hastes deste fone, que são longas o bastante para conseguir capturar com mais clareza o som da voz do usuário.
Com relação ao som, o CC2 não tem graves tão volumosos ou com grande extensão, pois earbuds não conseguem selar o canal auditivo para obter uma pressão sonora tão grande e proporcionar um bom desempenho nas frequências mais baixas. Mas quando vamos para os médios, há um som mais detalhado, melodioso que, somado aos agudos, traz uma sonoridade nítida. Isso faz com que se tenha a sensação de um som bem aerado, sem aquela sensação de algo fechado, com um limite.
4 - Samsung Galaxy Buds 2
O Samsung Galaxy Buds 2 é um dos fones mais compactos e confortáveis que temos aqui. Além disso, ele possui ANC, embora ele elimine só parte dos sons no ambiente, falhando em sons mais agudos e repentinos. Sua classificação é IPX2, o que mostra que ele não é tão adequado para esportes. Já com relação às chamadas de áudio e video, a captação de som da voz do usuário não é tão boa, sendo razoável em situações em que o ambiente não possui tantos ruídos.
Quando vamos para o som dos Galaxy Buds 2 da Samsung, aí o jogo muda, caso você valorize muito esse quesito. Este fone de ouvido possui um grande nível de detalhamento e ao mesmo tempo um bom impacto nos graves. Os médio graves são mais finos e isso faz com que o som soe mais aberto, mais nítido. No geral, a sonoridade deste TWS da fabricante sul coreana de smartphones pode agradar a muitos.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.