Quando se começa a comprar fones de ouvido melhores do que a média no Brasil, por vezes a curiosidade em saber do que eles são capazes, mas após algum tempo, nota-se que para isso é necessário uma playlist (lista de reprodução) com músicas de álbuns que foram bem gravados e masterizados. Pensando nisso, tive a ideia de perguntar ao ChatGPT quais álbuns seriam recomendados para se testar fones de ouvido e perceber toda a extensão de suas qualidades e defeitos, pois é difícil de encontrar um modelo que toque bem tudo ou que seja excepcional em todos os aspectos possíveis.
Os melhores álbuns para se testar fones de ouvido, segundo o ChatGPT
Ao pedir para o ChatGPT para recomendar álbuns para se testar fones de ouvido, o chatbot de inteligência artificial (IA) sugeriu uma seleção de 10 opções para tentar descobrir capacidade dos fones de ouvido. Ao final, a IA do modelo de linguagem da OpenAI, empresa responsável pelo seu desenvolvimento, acrescentou uma observação dizendo que "esses [álbuns] são apenas alguns exemplos, mas há uma infinidade de álbuns que você pode explorar para testar a qualidade dos fones de ouvido", acrescentando que o motivo disso é porque deve-se "levar em consideração seus gêneros musicais favoritos e preferências pessoais". Sem mais delongas, confira abaixo a lista dos melhores álbuns para se testar fones de ouvido, de acordo com o ChatGPT.
- "Dark Side of the Moon" - Pink Floyd: Este icônico álbum do Pink Floyd é conhecido por sua produção sonora imersiva, com uma variedade de instrumentos, efeitos espaciais e detalhes sonoros.
- "Rumours" - Fleetwood Mac: Com vocais ricos e harmonias complexas, este álbum é um excelente teste para capturar a dinâmica e os detalhes do som.
- "Abbey Road" - The Beatles: Este álbum apresenta uma mistura diversificada de estilos e uma produção sofisticada, permitindo que você aprecie os detalhes e a qualidade do som.
- "Kind of Blue" - Miles Davis: Uma obra-prima do jazz, este álbum é um teste ideal para avaliar a precisão e a reprodução dos tons e nuances musicais.
- "Random Access Memories" - Daft Punk: Com suas batidas eletrônicas complexas e produção de alta qualidade, este álbum oferece um excelente teste para a resposta de graves e a separação dos instrumentos.
- "Thriller" - Michael Jackson: Este álbum icônico é um ótimo teste para a reprodução vocal, a dinâmica e os detalhes dos arranjos musicais.
- "Pet Sounds" - The Beach Boys: Com suas harmonias intrincadas e arranjos inovadores, este álbum é um teste desafiador para a reprodução precisa de vozes e instrumentos.
- "Aja" - Steely Dan: Este álbum fusiona diversos estilos musicais e apresenta arranjos complexos, sendo um excelente teste para a reprodução de detalhes e a separação instrumental.
- "OK Computer" - Radiohead: Com suas camadas sonoras e texturas experimentais, este álbum desafia os fones de ouvido a capturar todos os detalhes sutis e a espacialidade do som.
- "In Rainbows" - Radiohead: Outro álbum do Radiohead que oferece uma variedade de sons e texturas, permitindo testar a capacidade de resposta dos fones de ouvido.
O uso de músicas como referência para a avaliação das capacidades de um fone de ouvido
Ao abordar o tema de álbuns e músicas para se testar fones de ouvido, não poderia deixar de falar sobre a construção de uma lista de músicas pessoal para a avaliação das capacidades de um fone de ouvido. É importante que você escolha músicas que tenha mais afinidade e que conheça bem (tenha ouvido diversas vezes), pois assim ficará mais fácil de perceber as características apresentadas por diferentes modelos de fones de ouvido. Para chegar a uma "playlist boa" para este fim, pode levar algum tempo, pois ao mesmo tempo que tentamos analisar como é o som de um fone, aprendemos a afinar nossa percepção dos sons e nossa exigência acaba aumentando automaticamente, além de acabar conhecendo artistas e álbuns novos durante essa "caminhada".