Normalmente conectamos fones de ouvido Bluetooth a um celular, tablet ou notebook, pois estes possuem suporte à tecnologia de transmissão sem fio desenvolvida pelo SIG, que é formado por mais de 35 mil empresas associadas nas áreas de telecomunicações, computação e redes. Entretanto, há outras maneiras de conectar o seu fone de ouvido utilizando o padrão Bluetooth, mesmo que seja um fone cabeado.
Como conectar o fone de ouvido Bluetooth em um dispositivo sem Bluetooth?
Para conectar um fone de ouvido Bluetooth em dispositivos que não tem Bluetooth é necessário utilizar um transmissor Bluetooth. Os transmissores Bluetooth são aparelhos dedicados a enviar sinais de áudio Bluetooth, como o próprio nome diz. Eles foram criados para quando há a ausência da função Bluetooth nos aparelhos, seja em uma TV mais antiga, uma caixa de som, um mp3 player ou um computador de mesa (desktop).
O transmissor Bluetooth faz o papel de conectar os fones de ouvido sem fio (Bluetooth) às TVs mais antigas, aos consoles (PS4, PS5, Xbox e Nintendo Switch), ao receiver e ao home theater. Para isso, é utilizada a conexão S/PDIF (também chamado de óptico ou toslink) para conectar o transmissor Bluetooth aos dispositivos que não recebem ou enviam informações via Bluetooth.
Dependendo do modelo do transmissor Bluetooth, é possível ligar até 2 fones de ouvido ao mesmo tempo, transmitindo o áudio para ambos de forma simultânea. Um exemplo é o FiiO BTA30, avaliado recentemente no Oficina da Net.
Como conectar um fone de ouvido cabeado a um dispositivo Bluetooth?
Há duas formas de conectar um fone de ouvido cabeado a dispositivos Bluetooth como celulares, tablets, notebooks e smart TVs: os módulos TWS Bluetooth e os DAC/amps portáteis com Bluetooth. Caso não saiba, os módulos TWS Bluetooth são estruturas no formato de ear hooks (ganchos que envolvem a orelha por cima como, por exemplo, a estrutura dos Powerbeats Pro) que possuem internamente circuitos responsáveis por receber o sinal Bluetooth, transformando um in-ear cabeado em um intra-auricular TWS (True Wireless Stereo). Acesse o nosso artigo para saber mais a respeito dos módulos TWS Bluetooth.
Os DAC/amps portáteis com Bluetooth são os "adaptadores USB para fones de ouvido" ("dongles"), mas com a função de receptor Bluetooth, que geralmente são utilizados em celulares que não tem saída P2 (3,5mm) de fones de ouvido. Entenda em nosso artigo mais a fundo sobre estes aparelhos.
Como transmitir músicas para dispositivos sem Bluetooth?
Para transmitir músicas para dispositivos sem Bluetooth é necessário utilizar um receptor Bluetooth. Os receptores Bluetooth são aparelhos dedicados a receber sinais de áudio Bluetooth, como o próprio nome diz. Eles foram criados para quando há a ausência da função Bluetooth nos aparelhos e você quer, por exemplo, transmitir as músicas do seu aplicativo de streaming do seu celular para uma caixa de som ativa ou uma TV mais antiga.
O receptor Bluetooth faz o papel de conectar os as TVs mais antigas ou as caixas de som ativas sem Bluetooth aos celulares ou tablets, por exemplo. Para isso, é utilizada a conexão RCA e/ou conexão S/PDIF (também chamado de óptica ou toslink) para conectar o receptor Bluetooth ao celular ou tablet que conta com aplicativos de streaming ou músicas armazenadas localmente nos dispositivos. Saiba mais detalhes em nosso artigo sobre este tipo de aparelho.
Bônus 1: Como obter acesso a mais codecs de áudio Bluetooth?
Nem sempre os dispositivos que usamos possuem a capacidade de transmitir determinados codecs de áudio Bluetooth para os nossos fones de ouvido sem fio. Normalmente, o problema é a ausência do suporte aos codecs aptX, aptX HD, aptx Adaptive, aptx Low Latency e LDAC, que são superiores ao SBC e ao AAC, comumente encontrados em qualquer aparelho com Bluetooth. Para resolver isso, é necessário utilizar um transmissor Bluetooth.
O ideal é que você procure um transmissor Bluetooth que contenha:
- Chipset Qualcomm para obter acesso aos codecs aptX e suas variantes
- Conexão USB para conectar em computadores
- Entrada S/PDIF (também chamado de óptica ou toslink) para conectar em TVs, receivers e soundbars
Desta forma, é possível utilizar o aparelho em TVs, consoles e computadores.
Bônus 2: Como resolver problemas com o Bluetooth do Windows 10 e Windows 11?
Por vezes problemas no Windows 10 ou no Windows 11 causam conflitos com os drivers do hardware responsável pelo hardware de áudio e/ou do transmissor Bluetooth. Uma possível solução para isso é utilizar um adaptador/dongle [1] com um chip de transmissão Bluetooth, que normalmente possui um conector USB-A ou USB-C.
[1] Dongle é um termo utilizado para dispositivos que se conectam a porta de um aparelho para fornecer uma funcionalidade adicional ou permitir a "passagem" para a conexão de outro dispositivo.