Com a popularização dos fones de ouvido Bluetooth TWS (True Wireless Stereo), houve a popularização de diversos recursos, além de aumentar cada vez mais a exigência de qualidade devido à grande concorrente gerada pelos diversos modelos lançados no mercado. Pensando nisso, listamos aqui os principais erros que geralmente são cometidos ao utilizar os fones de ouvido TWS.
Os cinco erros mais cometidos ao utilizar fones de ouvido TWS
- 1 - Não higienizar o fone de ouvido e o estojo (case) de carregamento
- 2 - Manter ligado o ANC (Cancelamento de Ruído Ativo)
- 3 - Não encaixar corretamente o fone de ouvido na orelha
- 4 - Não atualizar o firmware do fone de ouvido
- 5 - Não utilizar dispositivos compatíveis com o codec de áudio Bluetooth do fone de ouvido
1 - Não higienizar o fone de ouvido e o estojo (case) de carregamento
No final de agosto de 2023 o Google atualizou o aplicativo desenvolvido para seus fones de ouvido, os Pixel Buds. Um dos novos recursos implementados foi um sistema de aviso para que o usuário se lembre de higienizar o in-ear TWS. Desde então, tenho feito uma limpeza regular do meu Sennheiser Momentum True Wireless 3 para analisar quais podem ser os possíveis benefícios práticos.
O primeiro benefício percebido, que inclusive foi apontado no próprio vídeo publicado pelo canal "Made by Google" no YouTube, é o de limpar os pinos do estojo (case) de carregamento e a região do fone de ouvido em que eles ficam em contato, que são necessários para que haja a transmissão de energia para recarregar a bateria do TWS. Isso é importante, pois após algum tempo de uso, a oleosidade gerada pelo próprio corpo junto com a poeira pode impedir o carregamento correto da bateria.
Outro ponto interessante é o encaixe no ouvido, pois como os fones TWS simplesmente precisam se fixar de alguma forma na orelha, é necessário que haja uma certa aderência. Se você utiliza o fone para exercícios ou fica com ele por muito tempo, a oleosidade impregna na superfície do True Wireless e dificulta a fixação adequada.
Além do que foi dito acima, uma limpeza frequente do fone por evitar que ele caia no chão, algo muito comum de se acontecer. Como os fones de ouvido são pequenos e suas superfícies são lisas, quando você for tirar eles do estojo de carregamento, pode ocorrer deles escapulirem dos seus dedos.
Para limpar adequadamente o seu fone TWS, você deve tirar suas ear tips ("ponteiras", "borrachinhas") e utilizar um pano de microfibra. Além disso, é importante também higienizar as ear tips, como mostro neste tutorial de higienização de fones de ouvido.
2 - Manter ligado o ANC (Cancelamento de Ruído Ativo)
Nem sempre é necessário manter o ANC (Cancelamento de Ruído Ativo) do seu fone de ouvido TWS ativado. Há momentos em que o isolamento passivo [1] proporcionado é o suficiente para ouvir uma música ou atender a uma ligação de forma clara. Como ao ligar o Cancelamento de Ruído Ativo, o consumo de bateria aumenta consideravelmente, diminuindo a autonomia de funcionamento do fone de ouvido, o ideal é que você utilize o recurso de forma mais consciente, ligando-o somente quando realmente for necessário.
[1] Artigo sobre cancelamento de ruido passivo e ativo (ANC).
3 - Não encaixar corretamente o fone de ouvido na orelha
Se você não encaixar corretamente o fone de ouvido TWS na orelha, haverá uma queda brusca na qualidade do ANC (cancelamento de ruído ativo), além de prejudicar a reprodução dos sons. Quando não há o posicionamento correto do in-ear no canal auditivo do ouvido, os graves costumam perder volume, força, deixando o som desbalanceado. Confira o tutorial que fiz para aprender a forma ideal de colocar o fone na sua orelha.
4 - Não atualizar o firmware do fone de ouvido
Um grande erro que a maioria das pessoas comete é não atualizar o firmware do fone de ouvido assim que ele chega. O objetivo de fazer o update é corrigir possíveis bugs (erros) no funcionamento do TWS, podendo trazer uma experiência melhor para o usuário. Para isso, basta fazer o download do aplicativo indicado pelo fabricante, que geralmente é citado no manual do produto.
5 - Não utilizar dispositivos compatíveis com o codec de áudio Bluetooth do fone de ouvido
De nada adianta o fone de ouvido TWS suportar um codec de áudio Bluetooth [2] bom como, por exemplo, o LDAC, o aptX Adaptive, o aptX Lossless, o aptX HD se o dispositivo que está transmitindo o sinal não possuir a capacidade de codificar e decodificar eles. Exemplo: Ao utilizar um iPhone e conectar um fone de ouvido TWS com suporte ao codec LDAC, não será possível utilizá-lo, pois o smartphone da Apple só é capaz de utilizar o codec AAC, que é consideravelmente inferior.
[2] Artigo sobre os codecs de áudio Bluetooth