O Sennheiser HD 490 PRO foi anunciado hoje (23) pela tradicional fabricante alemã de equipamentos de áudio. Segundo a empresa, o fone de ouvido foi desenvolvido com foco nos profissionais do áudio que lidam com produção, mixagem e masterização. Seu design é muito semelhante a série HD 6XX da marca, mas há algumas diferenças que podem trazer benefícios para a experiência do usuário que trabalha em estúdios.
Sennheiser implementa melhorias estruturais no HD 490 PRO
Com um design aberto (open-back), o HD 490 PRO apresenta alto-falantes (drivers) muito semelhantes aos modelos HD 600, HD 650 e HD 660 S2, lançado recentemente pela companhia alemã. Entretanto, nota-se que as grades das ear cups ("conchas") são planas ao invés de utilizar cantos arredondados.
Entretanto, felizmente a Sennheiser foi além da estética em termos de construção no HD 490 PRO. Finalmente a empresa decidiu trazer um conector que aparentemente, olhando pelas fotos, não é proprietário, o mini XLR.
Analisando o vídeo promocional, é possível descobrir outro ponto interessante sobre a utilização do cabo no headphone. O usuário poderá escolher um dos lados para conectar o cabo sem a necessidade de fazer a tradicional conexão no lado direito e esquerdo. Porém, tenha em mente que isso significa a presença de cabeamento por dentro da headband (arco) do fone de ouvido, adicionando um novo ponto potencial para mal contato.
Pensando no propósito de cada tarefa no meio profissional, a Sennheiser incluiu dois pares de ear pads ("almofadas") feitas com diferentes materiais. A feita em veludo é voltada para a produção e, segundo a fabricante, é voltada "para criar perspectiva e ajudar os usuários a avaliar o som de forma holística" e possui uma "assinatura sonora ligeiramente mais quente".
Já a outra ear pad, feita em tecido liso, proporciona uma sonoridade mais "plana", "neutra" e foi desenvolvida para a mixagem, segundo a Sennheiser. O objetivo foi desenvolver algo para "ajudar os músicos a entrar em detalhes quando uma referência sonora é necessária para a mixagem", de acordo com a empresa.
A troca das ear pads é tão fácil quanto nos clássicos HD 600 e HE 650, sendo possível destacá-las sem a ajuda de ferramentas. Isso é útil para aqueles que primam pela agilidade no fluxo de trabalho.
Outro ponto muito interessante sobre as novas ear pads são as ranhuras suaves para que as hastes de óculos não causem desconforto para o usuário. O eixo para a movimentação das ear cups também foi aprimorado para melhorar ainda mais a experiência de uso por longos períodos.
Tuning do som no Sennheiser HD 490 PRO
Segundo a Sennheiser, foram utilizadas bobinas ultraleves nos drivers (alto-falantes) dinâmicos do HD 490 PRO para proporcionar um "palco sonoro extremamente realista", permitindo que os instrumentos e vozes tenham uma localização mais precisa na apresentação da música. O gerente de produto da Sennheiser, Gunnar Dirks, diz:
Graças a esses recursos, os profissionais da música podem identificar e corrigir problemas de panning ou baixas frequências problemáticas. Isso torna as mixagens e masterizações mais precisas e claras.
Com os fones de ouvido de estúdio HD 490 PRO você tem controle total sobre cada detalhe.
Lançamento e disponibilidade
O Sennheiser HD 490 PRO será lançado no final de janeiro por 399 euros, que conta com um cabo de 1,8m, dois pares de ear pads com materiais diferentes (veludo e tecido liso) e uma licença dearVR MIX-SE. Haverá tambem uma versão com mais acessórios, o HD 490 PRO Plus, que custará 479 euros. Nela o usuário terá um cabo extra de 3m, uma case de transporte e duas espumas para a headband (arco), onde uma é envolta por veludo e a outra por tecido liso.
Caso o usuário queira utilizar um cabo balanceado no HD 490 PRO, a Sennheiser irá vende-lo a parte em sua loja por 39 euros.
Especificações técnicas completas do Sennheiser HD 490 PRO
- Design acústico: aberto (open-back)
- Tipo de fone de ouvido: circumaural
- Tecnologia do alto-falante (driver): dinâmico
- Diâmetro do alto-falante (driver): 38mm
- Resposta de frequência: 5 - 36.000 Hz, 100 Hz (-10 dB)
- Sensibilidade: 105 dB SPL (1 kHz/1 Vrms); 96dB SPL (1kHz/1mW)
- Máx. Nível de pressão sonora: 128 dB SPL (1 kHz, 5% THD)
- THD: <0,2% (1 kHz, 100 dB SPL)
- Impedância: 130 ohms (1 kHz)
- Potência nominal: 300 mW (100 h, ruído IEC 60268)
- Peso (sem cabo): 260 g
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.