O QCY AyliBuds Pro+ é o mais novo fone da marca a passar pelos testes do Oficina da Net. Esse é um fone semi in-ear, daqueles que se encaixam perfeitamente na orelha, mas não possua aquelas boirrachinas na ponta. Seu preço hoje custa menos de R$ 200, mas ele tem um recurso que eu nunca tinha visto em produtos dessa categoria Vou te contar tudo nesse review. Já testamos o headphone QCY H3 aqui também.
Especificações do QCY AyliBuds Pro+
- Sistemas compatíveis: iOS/Android
- Tamanho dos fones: 19.9 x 18.4 x 33.7 mm
- Tamanho do estojo: 51 x 51 x 28.2 mm
- Bateria: 350mAh (5 horas de uso com ANC desligado ~ 4 horas ANC ligado ~ 28 horas com a case de carregamento)
- Carregamento do estojo: Aproximadamente 3 vezes
- Cancelamento de ruído: ativo híbrido adaptativo, compensação de baixa frequência
- Microfones: total de 6 microfones, cancelamento de ruído baseado em IA e tecnologia de captação de voz para chamadas nítidas
- Classificação à prova d'água: IPX5
- Bluetooth: versão 5.3
- Distância de comunicação: 10 metros
- Protocolos compatíveis: HFP, AVRCP, A2DP
O que vem na caixa?
- QCY AyliBuds Pro+ com case
- Cabo USBC para carregamento
- Manual de instruções
Design leve e compacto
"Começando pelo começo", vamos falar do design dessa bela case que vem com os fones. Compacta e com um visual premium, o acessório chama a atenção por que realmente é uma gracinha. A marca QCY em cinza claro adiciona um toque de sofisticação. Na parte inferior da base, encontramos a porta de carregamento tipo-C, ao lado de um botão que serve para resetar/sincornizar os fones. Na parte debaixo da tampa fica o LED que indica que o dispositivo está ligado ou carregando.
Falando ainda sobre a case, a dobradiça é suave e robusta, é dá uma sensação de qualidade ao abrir. Os compartimentos para onde inserirmos os fones tem um acabamento em black piano em algumas partes, enquanto em outras partes do lado interna tem um acabamento fosco.
Os fones em si também tem um acabamento fosco. Na parte inferior da haste, encontram-se os pontos de contato para carregamento, enquanto um microfone está posicionado no centro. Na parte de fora da haste, onde estão os sensores de toque, também encontramos o acabamento black piano.
Como um todo, os fones são lindos, discretos e apropriados para qualquer tip de usuário. Como ele é um semi in-ear, não temos borrachinhas nos fones, apenas duas grilhas na ponta do fone, uma grande e outra menor.
App QCY
Assim como na análise que fiz do QCY H3, neste caso aqui o app da QCY para smartphones é uma cereja do bolo. Uma vez conectado, você pode usar o aplicativo para alternar entre seis predefinições de equalizador de som (Padrão, Pop, Baixo, Rock, Suave e Clássico).
Dentre as opções do aplicativo, é possível configurar os quatro controles de toque para executar ações específicas de acordo com suas preferências. Você pode escolher entre opções como reproduzir/pausar, pular faixa para trás, pular faixa para frente, ajustar o volume, ativar o modo de baixa latência ou desativar qualquer efeito sonoro.
O app é bastante completo. Além de poder configurar os toque intuitivos, você pode programar um desligamento automático e ainda usar outras funções que afetam a experiência sonora, como ligar e desligar o formato LDAC, que fornece áudio de alta definição, além de ativar o controle de ruído causado pelo vento, ativar modo de jogo, modo de sono, conexão de dispositivo dupla e até procurar os fones perdidos.
Baixa latência em jogos
Falando sobre o Modo de Jogo, Se você for um usuário que procura um fone para curtir seus jogos, saiba que até nisso a QCY pensou. Grande parte dos fones baratinhos apresentam uma qualidade duvidosa quando um jogo é reproduzido. O maior problema é a latência, isto é, o tempo de resposta entre o que você vê na tela do celular e o que você ouve pelo fone. Em jogos de tiro ao modo competetitivo, por exemplo, esse problema é ainda mais perceptível.
No caso do QCY AyliBuds Pro+, a empresa desenvolveu o "Modo de Jogo", que basicamente acelera a performance do fone na reprodução do áudio, tornando esse intervalo o menor possível. Não consegui medir o quão pequeno é esse intervalo, mas a empresa garante um atraso mínimo de 0,6 milisegundos. Isso significa que ele é muito rápido e atende até mesmo os mais exigentes.
Qualidade de som surpreendente
O mais importante para um fone é a qualidade de som, e neste caso aqui é realmente surpreendente. Os agudos e os graves tendem a ser mais sutis, mas no geral, o som é bem imersivo e de uma clareza excepcional. Sobre os graves, eu não senti a mesma produndidade de outros fones da mesma categoria, mas acredito que isso seja justamente por que ele é um fone semi in-ear, ou seja, apenas se encaixa no ouvido, sem aquelas borrachinhas que entram no canal auditivo e acabam isolando mais o áudio.
Dito isso, é claro que, os graves poderiam ser melhores, talvez com uma opção de equalizador já embutida no aplicativo, já que as opções existentes ali possam não atender a todas as expectativas. O volume não é tão alto também, mas pode ficar tranquilo que mesmo em locais barulhentos, a qualidade é ótima e vai te atender tranquilamente.
Cancelamento de ruído inteligente
Algo que me deixou extremamente feliz é o sistema de cancelamento de ruído adaptável. O Ailybuds Pro+ tem uma IA capaz de discernir qual o melhor preset de equalização de forma automática e ainda te comunica como ter um melhor aproveitamento. Vou te explicar como isso me surpreendeu.
O fone esquerdo não estava tão bem encaixado na orelha, assim como estava o lado direito. A IA percebeu isso e avisou no app que, se não corrigido por mim, ela iria usar uma configuração de cancelamento de ruído diferente para este fone esquerdo. Arrisquei tudo e deixei ela me surpreender. Era nítido a diferença entre os dois e uma prova disso foi quando após alguns minutos olhei o nível de bateria dos dois lados. O fone esquerdo descarregou 10% mais rápido justamente por conta dessa compensação que a IA estava se esforçando para oferecer o máximo em experiência.
Por que isso me surpreendeu? Amigos, esse é um fone barato que custa menos de R$ 200. Eu sinceramente nunca tinha visto isso num modelo dessa categoria!
Bateria
A bateria entega exatamente o que a empresa promete. Cada carga dura cinco horas de reprodução se você usar os fones com o ANC desligado, e quatro horas com esse recurso desativado. A case leva cerca de 1h30 para completar a carga e permite três cargas completas aos fones de ouvido até que você precise recarregar novamente.
Vale a pena comprar o QCY AyliBuds Pro+?
Sim, vale muito a pena comprar o QCY AyliBuds Pro+. Acredite: apesar do seu preço bem em conta, esse não é mais um modelo genérico que traz o mais do mesmo. A QCY fez um excelente trabalho aqui e realmente me surpreendeu.
Eu vou indicar esse fone quem pratica esportes, para quem gosta de ouvir suas músicas a caminho do trabalho ou simplesmente para quem quer jogar no celular sem ser distraído. Falando nisso, por ele ser bastante leve, ele não estressa o ouvido, então você pode usar por longos períodos sem sentir dores. Além disso, ele tem um encaixe perfeito na orelha que não sai, mesmo se estiver bastante suado ou realizando movimentos bruscos. E o app da QCY, como eu disse, fecha o pacote como uma verdadeira cereja do bolo.
Onde comprar o QCY AyliBuds Pro+?
Abaixo te mostro os links para você adquirir o seu QCY AyliBuds Pro+ e com desconto exclusivo para os leitores do Oficina da Net.
- Compre o AyliBuds Pro+ na Amazon (melhor oferta, já com impostos inclusos)
- Compre o AilyBuds Pro+ no AliExpress
Outras análises por Adalton Bonaventura
Já tive o prazer de analisar diversos produtos aqui no Oficina da Net. Veja uma lista dos últimos produtos que passaram por aqui:
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.