A Apple continua expandindo seu portfólio de recursos voltados à saúde, e a nova geração dos AirPods 4 não é exceção. Durante o evento de lançamento que também anunciou a chegada do relógio Apple Watch Series 10 e os novos iPhones 16, a empresa apresentou a nova geração dos seus fones de ouvido integrados com um sistema de proteção auditiva que pode torná-lo em um aparelho auditivo. Veja como isso funciona.
O que é a proteção auditiva da Apple?
Antes de mais nada, vale entender o que é exatamente esse sitema de proteção auditiva da Apple. Basicamente ele um recurso que será integrado aos AirPods Pro 2, projetado para proteger os ouvidos dos usuários contra sons excessivamente altos. Para isso, ele combina a redução passiva de ruído, proporcionada pelas pontas auriculares, com a redução ativa de ruídos, realizada pelo chip H2 dos AirPods.
Na prática, o chip é capaz de ajustar os sons externos até 48.000 vezes por segundo, atenuando ruídos esporádicos ou muito altos, como em ambientes com música alta, mantendo a qualidade natural do som.
Como funciona o teste de audição?
O teste de audição é rápido e fácil de realizar. Em apenas cinco minutos, os AirPods Pro 2 e um iPhone ou iPad compatível podem realizar uma avaliação auditiva detalhada baseada em audiometria de tom puro. Isso significa que o dispositivo emite sons em diferentes frequências, avaliando como cada ouvido responde a esses estímulos.
Os resultados são armazenados no app Saúde, onde o usuário pode visualizar um audiograma — um gráfico que mostra os níveis de perda auditiva em cada ouvido. A partir daí, o usuáriop pode configurar seus AirPods como um tipo de aparelho auditivo, especialmente útil para pessoas com perda auditiva leve a moderada. Assim, os fones passam a amplificar sons ao redor em tempo real, ajudando na audição durante conversas, músicas e até ligações.
Quais dispositivos funcionam como aparelho auditivo?
O recurso de aparelho auditivo da Apple estará disponível nos AirPods Pro 2 por meio de uma atualização de firmware. Para utilizá-lo, será necessário parear os AirPods com um iPhone ou iPad compatível, que devem estar rodando o iOS 18 ou iPadOS 18.
Quem pode usar o AirPods Pro 2 como aparelho auditivo?
O aparelho auditivo dos AirPods Pro 2 foi desenvolvido para pessoas com perda auditiva leve a moderada. Ele é destinado a usuários com 18 anos ou mais, principalmente para quem precisa de assistência auditiva sem recorrer a dispositivos mais caros e tradicionais.
Essa funcionalidade promete ser uma alternativa mais prática para melhorar a qualidade de vida de quem tem dificuldades auditivas, eliminando algumas barreiras como o custo elevado e o estigma associado ao uso de aparelhos auditivos convencionais.
Quando estará disponível?
O recurso de Aparelho Auditivo para os AirPods Pro 2 está previsto para ser lançado no outono de 2024, de acordo com a Apple. No entanto, é importante destacar que essa funcionalidade ainda está aguardando autorização de marketing do FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA) e de outras autoridades globais de saúde.
Mesmo assim, certos recursos podem não estar disponíveis em todas as regiões ou idiomas. No entanto, mais de 100 países, incluindo Estados Unidos, Alemanha e Japão, terão acesso a essa funcionalidade.
Antes de você ir...
Outra novidade da Apple foi o iPhone 16. Veja aqui o realmente mudou entre ele o iPhone 15 lançado no ano passado. Veja também como funciona o novo botão lateral do iPhone 16.