Hoje uma das maiores empresas de tecnologia e de telefonia móvel, a Motorola teve um início muito mais antigo do que se imagina. A empresa foi fundada em 1928 em Chicago pelos irmãos Paul e Joseph Galvin como a Galvin Manufacturing Corporation. Seu primeiro produto foi o "eliminador de bateria", um dispositivo que conectava rádios de corrente contínua e alimentados por bateria à corrente alternada encontrada em quase dois terços das residências nos EUA. Em 1930, a empresa começou a vender um rádio automotivo de baixo custo, chamado Motorola, que se tornou a opção de carro mais popular. Em 1937, a empresa se diversificou para os rádios de mesa domésticos e introduziu o primeiro rádio de carro a oferecer discagem por botão.
Exército dos Estados Unidos
Durante a Grande Depressão, a Galvin Manufacturing reduziu sua força de trabalho em dois terços e viu sua receita cair em mais de um terço. Para sustentar a empresa durante os últimos anos da Depressão, os irmãos Galvin, que se opunham aos sindicatos, trabalharam com outras empresas, como a Philco Corporation em 1938, cujos trabalhadores estavam em greve. Em defesa dessas ações, os Galvins alegaram que o salário inicial de 40 a 60 centavos de dólar por hora ultrapassava a média da indústria de 25 a 35 centavos de dólar por hora.
Em 1940, a empresa lançou um par de produtos de comunicação via rádio bidirecional para a polícia e as forças armadas. O primeiro foi um sistema de rádio policial da banda AM adotado no final daquele ano em Bowling Green, Kentucky; o segundo foi o Handie-Talkie, um dispositivo portátil de banda AM com uma antena longa que foi usada por soldados durante a Segunda Guerra Mundial. Ambos os sistemas baseados em AM foram rapidamente substituídos pelas tecnologias FM. A substituição mais notável ocorreu em 1943, quando a Galvin Manufacturing inventou o FM Walkie-Talkie. Esse dispositivo era transportado por soldados do campo de batalha em mochilas especiais e podia se comunicar a distâncias maiores e com muito menos interferência estática do que seu antecessor baseado em AM. O rádio bidirecional viu ação em todas as frentes durante a guerra e é creditado como um fator decisivo em muitas vitórias aliadas no campo.
Diversificação de produtos da Motorola
Em 1943, a empresa vendeu ações ao público pela primeira vez e, em 1947, mudou seu nome para Motorola, Inc., que na época era uma marca bem conhecida. No ano seguinte, a Motorola ampliou seu papel no mercado consumidor dos EUA ao apresentar o primeiro aparelho de televisão por menos de US $ 200, o Golden View. Seu tubo de imagem redondo de sete polegadas ajudou a Motorola a garantir 10% do mercado de televisão dos EUA em 1954. Em 1953, a empresa, como outros fabricantes de televisão, criou seu próprio programa, o Motorola TV Hour, para aumentar o interesse no novo meio. Robert Galvin, filho de Paul Galvin e vice-presidente da empresa, apresentou a série semanal de drama. A linha de produtos de consumo da Motorola se ramificou em fonógrafos de alta fidelidade em meados da década de 1950.
Depois de licenciar o projeto para transistores dos Laboratórios Bell em 1952, a Motorola começou a fazer experiências com eles para substituir suas grandes, pesadas e caras fontes de alimentação de rádio. Em 1956, a empresa começou a vender rádios híbridos com tubos de vácuo e transistores - sua primeira incursão bem-sucedida em produtos eletrônicos. Nesse mesmo ano, a empresa começou a vender seus transistores para outros fabricantes e estabeleceu sua Divisão de Produtos Semicondutores em Phoenix, Arizona. Em 1962, a empresa tinha mais de 4.000 componentes eletrônicos diferentes no mercado. Um dos maiores mercados iniciais foi o de automóveis, cujos fabricantes usavam componentes eletrônicos para construir alternadores, que substituíram os geradores na maioria dos carros vendidos na década de 1960. Juntamente com a Ford Motor Company e a Radio Corporation of America (RCA), a Motorola desenvolveu o toca-fitas de oito pistas para carros em 1965.
Robert Galvin tornou-se presidente da empresa em 1956. Apesar do sucesso contínuo da Motorola e do forte reconhecimento da marca em produtos de consumo, ele mudou a estratégia da empresa de vender diretamente para empresas e governo. Em 1962, a Motorola começou a fornecer equipamentos de comunicação por rádio para o Mariner não tripulado e, posteriormente, para os programas espaciais tripulados Gemini. A mensagem da Lua de 1969 do astronauta da Apollo Neil Armstrong foi transmitida por um transponder projetado pela Motorola.
Em 1974, a empresa vendeu sua linha de televisão Quasar para a Matsushita Electrical Industrial Co., Ltd., do Japão, encerrando a maior parte de seus históricos negócios de consumo. Nesse mesmo ano, a Motorola lançou seu primeiro microprocessador à venda para fabricantes de computadores. Seus chips de computador mais populares, a série MC680x0, foram usados em todos os primeiros computadores Apple Macintosh e em estações de trabalho construídas pela Sun Microsystems, Inc. e Silicon Graphics, Inc., durante os anos 80 e início dos anos 90. Em 1993, a empresa desenvolveu o primeiro chip RISC (computação com conjunto de instruções reduzido), o PowerPC, com a IBM Corporation e a Apple Computer, Inc. (agora Apple Inc.), em uma tentativa frustrada de derrubar a Intel Corporation como o principal vendedor de microprocessadores.
A Motorola obteve mais sucesso no mercado de microprocessadores incorporados, que se tornaram onipresentes em unidades de controle automotivo, sistemas de controle industrial e itens comuns como eletrodomésticos, pagers, sistemas de jogos eletrônicos, roteadores, impressoras a laser e PDAs (assistentes digitais pessoais) . Nesse mercado, a Motorola se tornou o principal fabricante.
Negócio de telecomunicações para consumidores
Em 1977, a Motorola desenvolveu um telefone sem fio portátil capaz de se comunicar com a rede telefônica pública por meio de um sistema de "células" de curto alcance. Em 1985, a maioria das grandes cidades do mundo instalava sistemas celulares e, em 1989, a empresa lançou o telefone celular MicroTAC flip, que rapidamente se tornou um símbolo de status internacional, além de um útil dispositivo de comunicação pessoal. O enorme sucesso da telefonia celular inspirou o desenvolvimento do Iridium, um sistema de 66 pequenos satélites implantados em baixa órbita terrestre que possibilitava comunicações em praticamente toda a superfície da Terra. Em operação em 1998, a Iridium vinculou os sistemas de comunicações terrestres existentes, incluindo fax, pagers, computadores e telefones.
O serviço se mostrou muito caro, no entanto, e a Motorola alienou seu interesse na Iridium para limitar sua responsabilidade. As perdas associadas à criação do serviço e à crescente concorrência com outros fabricantes de telefones celulares criaram um problema de fluxo de caixa que induziu a empresa a iniciar a cisão de vários componentes: seu Grupo de Componentes Semicondutores foi vendido a um grupo de private equity como On Semiconductor em 1999; seu grupo Integrated Information Systems (que construiu sistemas para empresas governamentais e de defesa) foi vendido à General Dynamics Corporation em 2001; o Setor de Produtos Semicondutores (que construiu os semicondutores da empresa, incluindo o PowerPC) foi reorganizado como corporação independente Freescale Semiconductor, Inc., em 2004; e o Embedded Communications Group (que fornecia serviços e produtos aos fabricantes de defesa, aeroespacial, telecomunicações, imagens médicas e automação industrial) foi vendido à Emerson Electric Co., em 2007.
Embora as vendas de seus negócios baseados em semicondutores e a introdução do bem recebido telefone celular RAZR V3 em 2004 melhorou os resultados da empresa, a Motorola continuou a perder dinheiro e participação de mercado para rivalizar com os fabricantes de telefones celulares. No entanto, as vendas em declínio começaram a mudar quando, em 2009, a Motorola lançou smartphones com Android, um sistema operacional lançado pela empresa de mecanismos de busca Google, Inc. Em 2011, a Motorola se dividiu em duas empresas independentes. O Motorola Mobility, o telefone celular e os componentes de rede doméstica, fabricava smartphones, tablets, caixas de televisão a cabo digital e modems. A Motorola Solutions, os componentes comerciais e governamentais, fabricou rádios bidirecionais e scanners de código de barras e montou redes de computadores. Em 2012, o Google comprou a Motorola Mobility por US $ 12,5 bilhões. O Google vendeu a Motorola Mobility em 2014 para a empresa chinesa de computadores Lenovo por US $ 2,91 bilhões, mas manteve muitas das patentes da empresa.
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