O mercado de smartphones cresce a cada dia, com aparelhos cada vez mais potentes e com uma acirrada concorrência entre as fabricantes. Recentemente foi revelado que as empresa dominantes do setor são: Samsung, Apple, Huawei e Xiaomi.
A disputa entre as companhias para atrair ainda mais consumidores é alta, tanto que o executivo-chefe da Huawei, Richard Yu, acredita que a tendência seja só piorar com o passar dos anos. Yu, em uma entrevista concedida durante a WWC 2018, mencionou que o mercado irá obrigar algumas fabricantes a abandonarem os smartphones.
A tendência fará com que o mercado se concentre apenas nas mãos de poucas fabricantes, apenas algumas menores irão sobreviver graças ao mercado de nicho.
"Apenas três a quatro fabricantes podem sobreviver e permanecer relevante na indústria a longo prazo, em parte devido à falta de recursos", disse o executivo.
Yu explicou que muitas empresas trabalham com baixas margens de lucro e isso faz com elas não tenham um bom desempenho no mercado.
O executivo ainda disse que uma fabricante começa a ser realmente rentável e economicamente sustentável quando a sua cota de mercado atinge os 15% da escala global. Com isso, é possível que comesse a sobrar verbas para investir em outros recursos.
Em relação a própria empresa, Yu espera que a Huawei tenha um crescimento ainda mais acelerado neste ano.
Vamos ver o que o futuro do mundo dos smartphones nos reserva.