Segundos os relatórios das três empresas líderes em análise de mercado de dispositivos móveis, no caso, a IDC, Canalys e Strategy Analytics, a Huawei superou a Apple e assumiu a segunda posição no ranking mundial de fabricantes de smartphones, isso porque a companhia comercializou 54.2 milhões de dispositivos no segundo trimestre de 2018, o que representa um aumento de 41% em relação ao mesmo período de 2017, enquanto a primeira colocada global, a Samsung, teve uma redução de 8% e a terceira colocada, a Apple, cresceu 1% em relação ao ano passado.
No total, fabricantes de smartphones comercializaram 324 milhões de unidades durante esses três meses, dos quais a Huawei foi responsável por 15.8%, superando pela primeira vez a Apple, que obteve 12.1%. Apenas na China, onde é líder, a durante o período a Huawei registrou uma participação de mercado recorde de 27% sobre o total.
Ryan Reith, vice-presidente de programa da IDC Worldwide Mobile Device Trackers, afirmou "O crescimento contínuo da Huawei é impressionante, assim como sua capacidade de adentrar mercados nos quais até recentemente era majoritariamente desconhecida".
Para a maioria dos mercados, o segmento Ultra Premium normalmente se compõe de uma combinação de Huawei, Apple e Samsung, de acordo com o território, sendo pouco provável que mude muito a curto prazo.
Para Anthony Scarsella, gerente de pesquisas da IDC Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker, "os consumidores continuam dispostos a pagarem por ofertas mais Premium em diversos mercados, e agora esperam que seus aparelhos tenham melhor desempenho e durabilidade do que os de gerações anteriores que custavam significativamente menos há alguns anos".
Durante o segundo trimestre do ano, o HUAWEI P20 e o HUAWEI P20 Pro apresentaram uma forte demanda por parte dos consumidores em nível global e se estabeleceram no segmento de preços de $600 a $800 dólares, o que teria contribuído para a Huawei construir um perfil atraente no mercado.