A Apple vem liderando o mercado de smartwatches há alguns anos, com vendas expressivas a cada lançamento. Mas, surpreendentemente, a gigante de Cupertino perdeu sua "coroa". A fabricante chinesa Huawei conseguiu ultrapassar a dona do iPhone para se tornar a maior fabricante de smartwatches do mundo, garantindo uma maior participação global.
Huawei lidera mercado de smartwatches
De acordo com um relatório da IDC, a Huawei conseguiu ultrapassar a Apple do primeiro ao terceiro trimestre de 2024. A marca chinesa obteve uma participação de mercado de 16,9%, comercializando 23,6 milhões de unidades. A Apple, por outro lado, registrou 16,2%, com 22,5 milhões de dispositivos vendidos.
O mercado chinês de smartwatches também apresentou um crescimento notável ano a ano de 23,3%, enquanto outros grandes mercados, como Índia e Estados Unidos, registraram uma queda durante o mesmo período.
Nos três trimestres, a Huawei registrou um impressionante crescimento ano a ano de 44,3%, graças a alguns modelos populares, como o Watch GT 5, Watch GT 5 Pro e Watch D2. Enquanto isso, a Apple teve um declínio de 12,8% ano a ano durante o mesmo período.
A Xiaomi ficou em terceiro lugar, com 14,7% de participação, enquanto a Samsung e a BBK ficaram em quarto e quinto, com 8,3% e 5,6%, respectivamente.
Vale lembrar que essa "má fase" da Apple também pode ser vista no mercado de smartphones. No Brasil, a gigante de Cupertino sofreu uma queda significativa e perdeu a terceira posição para a Xiaomi, que hoje soma 19,99% de participação.