A começar pelos parabéns ao Instagram, não todo dia que uma rede social comemora o alcance de 1 bilhão de usuários ativos no mês. Atualmente no ranking das maiores redes sociais, apenas 5 delas chegaram a 1 bilhão de usuários. No link você pode ver a lista completa. Haviam lançados rumores quanto a um possível concorrente ao Youtube, que justamente é uma das 5 maiores redes sociais, com 1.5 bilhão de usuários ativos mensalmente.

Bem, muitos falam da nova funcionalidade do Instagram ser o "killer" do Youtube. Foi então que parei para analisar a ferramenta, o que ela oferece, como vai funcionar e o que pode dar certo e errado. Vem junto comigo analisar meus pontos, e discutimos no final.

IGTV o matador de Youtube?

IGTV, o matador do Youtube?
IGTV, o matador do Youtube?

Hmm. 1.5 bilhão de usuários ativos mensalmente, plataforma preferencial para muitos produtores de conteúdo. Talvez não seja a mais rentável, mas sem dúvidas é a que melhor pode alavancar um anônimo. Muitas bandas que hoje fazem sucesso, começaram enviando vídeos de covers no Youtube, o melhor exemplo que me vem à cabeça agora é Boice Avenue.

Ainda não ficamos com a resposta certa se vai afetar ou não a TV do Google, certo?

Vídeos com 10 minutos?

Sim, a grande maioria dos usuários poderá fazer vídeos com apenas 10 minutos, pelo menos no início da IGTV. Apenas as contas maiores terão chance de fazer vídeos com até 1 hora. Até aí, para iniciar, não vejo problema. O próprio Youtube tinha limite de 15 minutos. Até criarem uma boa estrutura para armazenar todo o conteúdo, essa restrição será imposta.

Aqui no Oficina da Net produzimos vídeos de reviews com tempo variando entre 8 a 15 minutos, portanto, para enviar um review para o IGTV, teríamos que organizar o conteúdo para transmitir a informação nesse tempo, não é lá um grande problema.

Formato e restrições de vídeo

Atualmente os vídeos estão restritos ao formato MP4. Pelo menos é o que informa a central de ajuda do IGTV. A proporção mínima de imagem é 4:5, e a máxima 9:16. As restrições são de 10 minutos de tempo, como já mencionado e arquivos de no máximo 650MB. Vídeos com 60 minutos, terão tamanho máximo estipulado em 5,4GB.

Vídeos verticais é uma quebra de paradigma?

Certamente você deve estar pensando na imagem do William Bonner mostrando que os vídeos devem ser feitos na horizontal para que seja corretamente reproduzido na TV. Diria que a novidade do Instagram é trazer vídeos verticais.

#ficaadica
#ficaadica

É um formato que produtores de vídeos do Youtube não estão habituados a gravar, mas usuários de stories sim. Seria esse formato algo mais dedicado a produção de vlogs? Se sim, nesse caso não seria uma concorrência direta ao Youtube, mas sim um complemento. Muitos produtores não criam vlogs no canal principal, o fato é que os vlogs geralmente não contam com a qualidade técnica de produção dos vídeos costumeiros, seria um vídeo mais informal aliado ao IGTV uma forma boa dos donos de canais comunicarem com mais agilidade e proximidade aos seguidores.

Seria o vídeo vertical capaz de transmitir todas informações contextuais, que o tradicional 16:9 proporciona?

Dica: Veja outras colunas dos redatores do Oficina da Net.

Público já construído?

A comunidade de pessoas em volta das contas de Instagram já é um grande benefício aos novos canais da IGTV. Imagine que você crie hoje um canal na TV do Instagram, sem nenhum seguidor, terá que inflar um pouco para começar a ter mais visualizações. Agora criar um canal com os milhares de seguidores da conta como inscritos é uma vantagem.

Sistema de notificações e entrega?

Se você usa Instagram, deve ter se deparado com o ícone do IGTV. Ali estão organizados, assim como nos stories, todos os vídeos produzidos pelos canais que você é seguidor. Diferente do Youtube que mostra, o que ele acha que é melhor para você assistir, o IGTV vai trazer todos. Minha preferência é essa. Se EU escolhi seguir algo, é por que quero receber conteúdos daquele canal, PONTO.

Ícone de notificações da IGTV
Ícone de notificações da IGTV

Se não mudarem, acho interessante. Talvez uma opção de poder seguir apenas o Instagram e não o IGTV daquela conta.

Posso gravar com câmera profissional?

Você é livre para fazer o que bem entender =). Brinks. Sim, pode fazer vídeos com câmeras tradicionais, basta seguir as regras de peso, proporção e formato do arquivo.

Posso enviar vídeos pelo computador?

Você poderá enviar vídeos pelo smartphone, através do app IGTV:

  1. Toque em ícone do IGTV no canto superior direito do feed ou abra o aplicativo do IGTV.
  2. Para visualizar o canal, toque na foto exibida à direita de Pesquise no IGTV.
  3. Toque em + e escolha um vídeo, em seguida, toque em Avançar.
  4. Adicione um título e uma descrição. Além disso, é possível optar por compartilhar uma Página do Facebook.
  5. Toque em Publicar.

E sim, no computador também funciona o IGTV, acesse Instagram.com, vá até o seu perfil e clique em IGTV. O processo é similar ao Youtube, clique em Carregar Vídeo, clique em + e escolha um vídeo a ser enviado. Adicione um título e uma descrição. Existe opção de compartilhar também na página do Facebook. Mas quem hoje envia vídeos para o Facebook?

Se a opção ainda não liberou será necessário primeiro criar seu canal. Acesse o app IGTV no smartphone e faça o cadastro.

Onde assisto aos vídeos dos canais que sigo no IGTV?

Apenas no app IGTV ou no próprio Instagram. Por enquanto, somente nesses dois aplicativos que assistir aos vídeos está disponível.

Vou ganhar dinheiro enviando vídeos para a IGTV?

Ainda é muito cedo para saber, certamente o Instagram vai aplicar uma forma de produtores ganharem dinheiro com seus vídeos, caso contrário, seria apenas uma forma desses criarem algo justamente para divulgar seu canal principal, na TV ao lado. Se o Instagram quer realmente concorrer com o Youtube, deve principalmente pensar em um formato que remunere melhor os criadores, assim estará um passo à frente da adesão deles.

IGTV vai matar o Youtube?

Pelos meus argumentos, conversando com alguns amigos produtores, o IGTV chegou para ser um aliado ao criador. Ainda não sabemos ao certo o que ele vai se tornar. Não há formas de canais serem remunerados, não os pequenos, isso impacta diretamente quem já sobrevive de vídeos. Ele vem pra ajudar? Sim, vai ser o lugar onde vejo uma proximidade maior do público com os criadores.

É incomparável a qualidade de imagem no Instagram de smartphones da Apple contra os Androids. O iPhone parece privilegiado no app, a compactação dos arquivos é mínima, tornando a qualidade de imagem incrivelmente superior até mesmo a bons smartphones Androids. Será que no IGTV, quem gravar diretamente pelo smartphone terá o mesmo problema?

E você, concorda com os meus argumentos ou crê que o IGTV será o meio principal de consumo de vídeos na internet? Comente.

Jabá: Siga o @oficinadanetoficial no Instagram =)