Após mais de um ano da sugestão ter surgido, o Instagram decidiu implementar anúncios no IGTV e dividir a receita gerada com os criadores de conteúdo. Haverá também a venda de insígnias para os expectadores comprarem, onde o valor gerado também será partilhado com os produtores.
Segundo o Instagram, os anúncios começarão a aparecer já na próxima semana para um pequeno grupo de 200 criadores de conteúdo que falam em inglês. Dentre os participantes da nova funcionalidade estão Adam Waheed, Lele Pons, Ikea, Puma e Sephora. De acordo com o COO da empresa, Justin Osofsky, em comunicado ao site The Verge, a intenção é compartilhar 55% da receita gerada através dos anúncios e compras de insígnias com os criadores.
O objetivo dos testes é que após um certo tempo de experimentação, o projeto seja aplicado no app para todos os criadores de conteúdo do mundo. Segundo o Instagram, os anúncios só serão exibidos se os usuários selecionarem para assistir aos vídeos no IGTV a partir de visualizações no feed do aplicativo.
Como os anúncios irão funcionar
De acordo com Justin, para ter certeza de que os anúncios exibidos sejam apenas com o conteúdo da marca, os criadores terão de aceitar a uma política de monetização do Instagram, que é diferente da política de conteúdos casuais. Para quem a ação funcione, acertar na maneira como será moderado o conteúdo é essencial para que os anúncios tenham sucesso no IGTV. Um caminho para se chegar lá é tentar fazer com que se tenha altas taxas de visualizações e que ocorra a interação entre os expectadores e os anúncios.
Justin diz que o Instagram está neste momento revisando todos os vídeos IGTV antes de aceitar ou não a monetização durante esta primeira fase de testes. Futuramente a empresa pretende mesclar esta tarefa entre software e mão humana.
Como as insígnias irão funcionar
Quanto as insígnias, que poderão ser vendidas pelos criadores de conteúdo para seus espectadores, elas poderão ser vendidas através do Instagram Live, que iniciará sua fase de testes no mês que vem com um pequeno grupo de empresas e criadores de conteúdo. Após esta etapa, o recurso será expandido para o Brasil, EUA, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Turquia e México. Os usuários que estiverem assistindo aos vídeos poderão escolher entre três insígnias diferentes, uma de US$0,99, outra de US$1,99 e por fim uma de US$4,99.
As insígnias apareceram na frente do comprador quando ele comentar algo e seu comentário será priorizado e ficará no topo enquanto a live estiver acontecendo.
Outras novidades que estão por vir em breve
Hoje foi anunciado também pelo Instagram que nos próximos meses haverá uma expansão da funcionalidade Live Shopping, que permite que as pessoas coloquem tags em seus vídeos ao vivo com suas marcas, para que mais criadores de conteúdo consigam vender seus produtos. Também haverá a disponibilização para mais pessoas da função Brand Collabs Manager, que faz com que todos os criadores possam compartilhar suas ideias e engajamento com as marcas e encontrem potenciais parceiros que alinhem com a ideia de seu público.
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