O Facebook Inc. - empresa que administra tanto o Facebook quanto o Instagram - anunciou nesta semana a chegada de uma nova ferramenta que permitirá aos usuários da rede social impedir o recebimento de mensagens no Direct Message (DM) contendo xingamentos, ofensas ou conteúdo abusivo. A filtragem será realizada utilizando Inteligência Artificial (IA) e as mensagens serão armazenadas em uma seção a parte e não será exibida na área comum das solicitações de contato.

A empresa vem trabalhando bastante para tornar o Facebook e o Instagram locais seguros para todos e impedir que haja comentários preconceituosos, homofóbicos ou que contenham algum tipo de ataque pessoal.

Instagram contra ofensas

O Instagram anunciou nesta semana que filtrará automaticamente mensagens enviadas através do Direct a fim de previnir conteúdo ofensivo no chat dos usuários. A novidade não estará disponível para todos, chegando primeiramente apenas para as celebridades e perfis verificados na rede social. A plataforma permitirá que os usuários habilitem ou desabilitem o filtro de solicitações de mensagens em uma nova seção chamada 'Palavras ocultas' em que as mensagens que contenham a palavra-chave determinada pelo usuário será armazenada.

Além desse também há outras funções para reduzir a quantidade de mensagens contendo discurso de ódio nos comentários das publicações através do bloqueio de xingamentos e termos ofensivos utilizando IA ou manualmente.

  1. Abra o aplicativo do Instagram e siga até o seu perfil, em seguida acesse o menu lateral e toque sobre a opção de 'Configurações';
  2. Vá até a opção de 'Privacidade' e procure pela aba de 'Comentários';
  3. Em 'Filtros' ative a opção de 'Ocultar comentários ofensivos'.
Aplicativo do Instagram. (Foto: Oficina da Net).

A funcionalidade será lançada nas próximas semanas em vários países, embora ainda não haja uma lista oficial divulgada pela empresa. É provável que a nova função chegue primeiramente no Android para os inscritos no programa de testadores beta e em seguida apareça na versão estável.

Leia também:

Medida contra notícias falsas

A rede social também adicionou novos recursos que visam impedir a disseminação de notícias falsas sobre o novo Coronavírus (Covid-19), deletando, inclusive, publicações que divulgam tratamentos sem comprovação científica.

Fonte