O Instagram pode cobrar pelo selo de perfil verificado em breve. Esta prática veio à tona após o lançamento de um sistema de cobrança semelhante no Twitter, que ocorreu após o início da administração de Elon Musk. A descoberta foi relatada pelo site TechCrunch, onde é dito que o desenvolvedor e engenheiro reverso Alessandro Paluzzi, responsável por ter identificado diversos outros novos recursos do Instagram, revelou que há referências no código que se referem a uma "insígnia azul paga".

Instagram pode cobrar pelo selo de perfil verificado em breve

Selo azul de perfil verificado do Instagram pode custar dinheiro para os usuários. Fonte: Oficina da Net

Geralmente, o Instagram costuma confirmar sobre sua realização de testes ou protótipos que são descobertos. Mas no caso da verificação paga de perfis, a empresa preferiu não comentar. Alessandro Paluzzi compartilhou com o site TechCrunch uma imagem de captura de tela mostrando o código do aplicativo onde há linhas com referências à "paid blug badge" ("insignia azul paga").

Captura de tela do código do aplicativo Instagram mostrando referências à cobrança pela insignia azul paga. Fonte: TechCrunch

Considerando o contexto, Alessandro diz que a sigla "IDV" pode significar "identity verification" (verificação de identidade). Além disso, o engenheiro reverso diz que encontrou outras referências a um produto de assinatura que não existia anteriormente. Elas também foram encontradas na versão mais recente do app Facebook.

Lançamento e disponibilidade

Infelizmente nenhuma pista sobre essa alteração da forma como são dados os selos azuis são visíveis no aplicativo do Instagram, segundo Alessandro. A única coisa que pode ser feita por enquanto é especular sobre o lançamento deste novo sistema de cobrança. Além disso, obviamente ainda não há data alguma para que isso ocorra.