O Instagram anunciou a chegada de recursos novos voltados para a supervisão dos pais sobre o uso que seus filhos fazem da rede social, além de opções para restringir o acesso a determinadas informações. Assim, menores de 16 anos precisarão da autorização dos pais para fazer qualquer tipo de modificação em suas contas. Lembrando que, atualmente, a partir dos 13 anos, já é possível criar uma conta no Instagram.

O que deve mudar com a nova Conta de Adolescente?

Com a nova funcionalidade, chamada "Conta de Adolescente", os pais poderão controlar quem pode interagir com seus filhos e o tipo de conteúdo que eles podem visualizar na rede social.

De acordo com a Meta, dona do Instagram, esses recursos estarão disponíveis na América Latina, incluindo o Brasil. Contudo, deverão chegar apenas em janeiro de 2025. Já nos EUA, Canadá, Reino Unido e Austrália, a funcionalidade estará acessível dentro de 60 dias. Na União Europeia, a expectativa é de que o recurso chegue ainda em 2024.

Abaixo, você confere algumas mudanças que chegam com a Conta de Adolescente:

  • Contas Privadas: Os adolescentes poderão aceitar novos seguidores, mas pessoas que não os seguem não poderão interagir com eles.
  • Restrições de Mensagens: Somente pessoas que já seguem o adolescente ou que têm uma conexão pré-existente poderão enviar mensagens diretas.
  • Limite de Tempo de Uso: Os adolescentes receberão uma notificação diária para encerrar o uso do Instagram após 60 minutos de navegação.
  • Modo Noturno: Entre 22h e 7h, o modo noturno será ativado, silenciando notificações. Quem tentar contatar o adolescente durante esse período será informado de que ele não poderá ver a mensagem naquele momento.
  • Limitação de Conteúdo Sensível: A "Conta de Adolescente" restringe automaticamente a exibição de conteúdos sensíveis, como vídeos de brigas e procedimentos estéticos.
  • Marcação e Menções: Menores de 16 anos só poderão ser marcados ou mencionados em publicações por pessoas que os seguem.
Divulgação: Meta
Divulgação: Meta

Essas configurações poderão ser gerenciadas de maneira totalmente remota através da conta dos responsáveis, sem necessidade de usar o telefone do adolescente, conforme explicado pela Meta.

A empresa também ressaltou que, uma vez estabelecida a supervisão, os pais terão a capacidade de aprovar ou negar mudanças nas configurações feitas pelos filhos ou permitir que eles gerenciem suas próprias configurações.

A Meta reconhece que adolescentes podem mentir sobre sua idade ao criar uma conta e está implementando medidas para que eles confirmem sua idade real. A empresa também está desenvolvendo tecnologias para identificar contas de menores que usaram datas de nascimento falsas.

Em 2022, o Instagram lançou o "Central da Família", uma ferramenta que permite aos pais e responsáveis monitorar o uso do Instagram pelos filhos. A chegada da "Conta de Adolescente" não altera as funcionalidades do "Central da Família", que inclui:

  • Monitoramento do tempo de uso do Instagram, com a capacidade de estabelecer limites diários ou semanais.
  • Visualização de quem o adolescente segue e das contas que o seguem.
  • Notificações quando o adolescente denunciar uma conta ou publicação, com detalhes sobre o que foi denunciado e o motivo.