Na internet quem menos anda voa, o Instagram está aí para provar isso. A novela do TikTok e Estados Unidos trouxe ao app da Meta "oportunidades" de expandir, além de aproveitar todo esse momento para anunciar novidades que a rede vizinha fazia bem.
Dentre as melhorias, o perfil recebeu uma grade mais alta para melhorar a visualização dos itens. Os reels ganharam uma funcionalidade que agora mostra os amigos que curtiram e por fim o Instagram (Meta) anunciou um editor de vídeo chamado Edits, que nada mais é do que a cópia descarada do CapCut (do TikTok).
Perfil com nova grade mais alta
A nova grade de perfil mostra os itens mais altos, podendo visualizar por completo o que antes era cortado. Eu sinceramente gostei do resultado, antes informações ficavam aparecendo pela metade e agora está tudo mais parecido com o que é exibido do conteúdo.
Reels com curtidas
Outra função anunciada por Adam Mosseri, diretor do Instagram, foi a possibilidade de ver os amigos que curtiram os reels, essa novidade ficará fixa no canto superior direito do reel, enquanto você o assiste (sim, mais um penduricalho aparecendo por cima do que você quer assistir).
Edits: a cópia descarada do CapCut
Edits é o novo app que a Meta lançou para competir com o CapCut, que nos Estados Unidos estava sem opção de uso no final de semana, assim como o TikTok. O app deve estar disponível em breve para as plataformas iOS e Android. Lembrando que o CapCut possui um aplicativo para desktop também, e ao que tudo indica o Instagram não pretende lançar o Edits para computador.
Sabemos bem o quão ruim são as aplicações do Instagram para rodar no computador, então é provável que nem sequer um aplicativo desktop surja. Esse pode ser um dos pontos onde o CapCut vai ganhar, além de já estar com o desenvolvimento muito a frente.
Edits é uma cópia, daquelas que a gente pode pensar: Se o Instagram não conseguiu comprar o CapCut, por ser da mesma dona do TikTok, ele foi lá e copiou mesmo, afinal, como diz o ditado: "na internet nada se cria, tudo se copia", parece que é o caso.