Atualmente, quando o assunto é GPU dedicada, a Nvidia ou AMD são os primeiros nomes que surgem na mente. Porém, ao que tudo indica, isso irá mudar. De acordo com Raja Koduri, vice-presidente senior da divisão Core and Visual Computing da Intel revelou que a companhia deverá lançar de vídeo a partir de 2020.
A notícia não é considerada uma surpresa, assim, guardar o segredo não faz sentido para a empresa. A ideia, é claro, é enfrentar a Nvidia e AMD no setor de placas de vídeos para jogos, mas a Intel também está interessada em outras aplicações que se beneficial de GPUs de alto desempenho, como inteligência artificial, aprendizagem de máquina, entre outras.
O plano é bastante ousado, já que os especialistas dizem que, no geral, o ciclo de desenvolvimento de uma arquitetura gráfica de alto desempenho é de ao menos três anos. A Intel está sendo bastante otimista com a sua proposta de lançamento para 2020.
Por conta disso, acredita-se que a primeira leva de lançamentos seja composta por GPUs de desempenho mediano ou mesmo que terão como base a arquitetura de chips integrados da Intel. A companhia, no entanto, disse que pretende ter produtos para jogos, inteligência artificial e afins.
O desafio será grande para a Intel. A contratação de Koduri foi um feito bastante relevante para a companhia, de qualquer forma, não podemos desconsiderar os anos de experiência que as empresas concorrentes possuem nesse mercado.
No próximo ano deveremos começar a entender melhor os planos da companhia, já que é cedo para dar qualquer palpite. Ainda nenhuma fonte do mercado possui informações sobre os componentes, bem como sua arquitetura.
Vale mencionar que a AMD está determinada a aumentar a sua fatia de mercado, pretendendo anunciar até o final do ano as primeiras placas Radeon Veja de 7 nanômetros. A Nvidia por sua vez, disse que ainda não tem intenção de lançar a linha GeForce GTX 11.