O próximo ano deve acontecer uma verdadeira explosão para o 5G, sendo que várias fabricantes de smartphones já estão se preparando para isso. A Intel também não está de fora, e anunciou os seus planos para a próxima geração de rede através de novo modem XMM 8160 5G. O modem em questão está programado para ser disponibilizado aos fabricantes no segundo semestre de 2019, e os primeiros aparelhos com o chip devem surgir no início de 2020.
A Intel planeja que o seu XMM 8160 5G possa ser usado em telefones, PCs e hubs de banda larga, com velocidades máximas de até 6 gigabits por segundo. O modem deverá suportar as especificações independentes e não autônomas no padrão 5G NR (New Radio), como também o suporte para redes 4G, 3G e 2G, tudo isso em um único chipset. Para completar, a Intel disse que o modem irá suportar tanto o espectro de ondas milimétricas (mmWave) como também as partes de banda inferior do espectro.
Atualmente, ao menos 18 companhias, incluindo a Samsung, Nokia / HMD, Sony, Xiaomi, Oppo, Vivo, HTC, LG, Asus, ZTE, Sharp, Fujitsu e OnePlus trabalham com a Qualcomm e os seus modens Snapdragon X50 5G NR. Para completar, a Huawei e a Samsung trabalham em seus próprios modens. Por conta disso tudo, a Intel deve ter muito trabalho para conquistar uma melhor posição.
A Apple, porém, aparece como ponto importante, já que a companhia passou a usar modems da Intel exclusivamente em seus aparelhos iPhone XS e XR 2018 (o modem XMM 7560 da Intel). A Apple planeja continuar usando os chips da Intel assim que passar para o 5G.
Fonte: The Verge
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.