Após as recentes enchentes no Rio Grande do Sul, que resultaram na pior catástrofe natural da história do estado, a Inteligência Artificial (IA) se tornou uma ferramenta vital na resposta a emergências. Como exemplo, drones automatizados por IA foram amplamente utilizados para levar mantimentos, além de localizar e identificar vítimas. De acordo com especialistas, esse é o caminho para evitar novas tragédias.

Especialista da IEEE aponta IA como solução na prevenção de desastres

Euclides Chuma, membro sênior do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos), a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, destacou a importância da IA na prevenção e resposta a desastres naturais. Segundo Chuma, a aplicação segura da IA requer não apenas a expertise de engenheiros e técnicos especializados, mas também regulamentações adequadas no setor aéreo e o apoio de setores públicos.

Chuma também enfatiza que, em situações de emergência, veículos autônomos baseados em IA podem ser a solução para problemas de infraestrutura física e organizacionais. A Mobilidade Aérea Avançada (AAM), que envolve sistemas de transporte aéreo sem controle humano, é uma tecnologia desenvolvida para realizar missões complexas, como resgates em desastres naturais e combate a incêndios e pode revolucionar a forma como respondemos a emergências, tornando as operações mais rápidas e eficientes.

Carros autônomos podem se tornar ferramentas poderosas para a sociedade, tanto no cotidiano, como em emergências, explica Chuma
Carros autônomos podem se tornar ferramentas poderosas para a sociedade, tanto no cotidiano, como em emergências, explica Chuma

Além das emergências, Chuma destaca que a mobilidade proporcionada por veículos autônomos tem um impacto significativo na funcionalidade de centros urbanos e rurais. A utilização da IA nesses veículos não apenas auxilia nas atividades cotidianas, mas também beneficia pessoas que não têm acesso a veículos tradicionais.

Se a IA for treinada com dados que representam os valores da sociedade naquele momento, pode otimizar processos burocráticos e gerar respostas imediatas para problemas sociais," afirma Chuma. Essa capacidade de adaptação da IA permite que ela atenda às necessidades emergentes da sociedade, tornando-a uma ferramenta flexível e valiosa.

Sobre o IEEE

O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Com mais de 420.000 membros em mais de 160 países, o IEEE inspira uma comunidade global a inovar para um futuro melhor através de suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais. O IEEE é a fonte confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo.

E você, o que acha do futuro baseado em IA? Deixe seu comentário!