Hoje, durante a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, o governo brasileiro deu um passo significativo rumo ao futuro com o lançamento do Plano Brasileiro de Inteligência Artificial (PBIA). Anunciado ao presidente Lula (PT), o plano prevê um investimento robusto de R$ 23 bilhões até 2028, com o objetivo de promover inovação, gerar empregos e garantir a soberania digital do país.

Brasil lança plano de inteligência artificial com investimento bilionário

A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, destacou um dos principais pontos do plano: a criação de uma "nuvem soberana" brasileira. Esse projeto, vinculado ao Dataprev, visa reduzir a dependência do Brasil em relação ao armazenamento de grandes volumes de dados em empresas internacionais.

"A nuvem soberana é para a gente não depender da capacidade de armazenamento que hoje é muito depositada nas grandes empresas internacionais"

Além da nuvem soberana, o PBIA inclui a aquisição de um supercomputador de IA, que promete impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias avançadas no país. Também está prevista a criação de uma Olimpíada de IA, destinada a incentivar o talento e o interesse dos jovens brasileiros pela área de inteligência artificial.

O plano contempla ainda a integração de tecnologias avançadas em setores cruciais, como saúde pública, preservação da Amazônia e finanças. Essas inovações visam não apenas melhorar a eficiência dos serviços públicos, mas também proteger os recursos naturais do país e modernizar a economia.

Para garantir a efetividade do PBIA, foi estruturado um sistema de governança composto por um conselho superior, um comitê executivo e câmaras temáticas, responsáveis por monitorar e guiar a implementação das ações previstas. O investimento será distribuído entre cinco eixos principais: infraestrutura e desenvolvimento de IA, difusão e capacitação, melhoria dos serviços públicos, inovação empresarial e apoio ao processo regulatório e de governança.

A expectativa é que o PBIA não apenas acelere a transformação digital do país, mas também traga benefícios significativos para a economia e a sociedade brasileira.