A AMD apresentou o Instinct MI325X, um novo chip que tem como objetivo, competir diretamente com as GPUs de data center da Nvidia, que atualmente domina o mercado de inteligência artificial (IA). De acordo com a AMD, o MI325X começará a ser produzido ainda em 2024, com o objetivo de bater de frente com a Nvidia, que tem se beneficiado da alta demanda por suas GPUs, gerando margens de lucro bruto de aproximadamente 75%.

AMD quer ‘’roubar’’ fatia da Nvidia

A crescente demanda por IA generativa, como o ChatGPT da OpenAI, está impulsionando a necessidade de data centers equipados com GPUs de alto desempenho, abrindo oportunidades para novos competidores. Embora a Nvidia controle a maior parte deste setor, a AMD, sua principal concorrente de longa data, está focada em capturar uma fatia significativa desse mercado, que pode chegar a US$ 500 bilhões até 2028.

AMD Instinct MI325X. Imagem: wccftech/reprodução
AMD Instinct MI325X. Imagem: wccftech/Reprodução


Durante o evento de lançamento, Lisa Su, CEO da AMD, falou sobre o crescimento explosivo da IA e o aumento dos investimentos no setor, destacando o papel da empresa nesse cenário. Apesar de não ter anunciado novos clientes durante a apresentação, a AMD já conta com empresas como Meta e Microsoft entre seus usuários, e suas GPUs são empregadas pela OpenAI em algumas aplicações.

O MI325X será comercializado principalmente como parte de servidores completos, mas os preços ainda não foram revelados. Este chip é o sucessor do MI300X, lançado no ano passado, e faz parte de uma linha que será ampliada nos próximos anos com o MI350, previsto para 2025, e o MI400, em 2026. Ele enfrentará a futura série Blackwell da Nvidia, esperada para o início de 2025.Com esse lançamento, a AMD acelera seu cronograma de inovações, buscando acompanhar a Nvidia no competitivo mercado de chips voltados à IA.