A Inteligência Artificial (IA) está no topo da lista das tecnologias que mais vão impactar nossas vidas em 2025. De acordo com uma pesquisa global do IEEE que ouviu especialistas de cinco países, incluindo o Brasil, a IA é a tecnologia que mais vai transformar diversos setores do mercado, incluindo segurança e até entretenimento. Em seguida, a computação em nuvem e robótica também devem marcar presença no próximo ano.

Quais os impactos dessas tecnologias em nossa vida?

Essas inovações devem melhorar desde a nossa segurança digital até a área de saúde. Com a IA, por exemplo, será possível identificar ameaças de segurança em tempo real, o que ajudará a proteger nossos dados de ataques. A IA também deve agilizar o desenvolvimento de softwares e até auxiliar no mapeamento de doenças. Além disso, novas tecnologias como a realidade estendida (XR), que inclui realidade aumentada e virtual, serão cada vez mais usadas para simulações e criação de protótipos em ambientes seguros.

No Brasil, a pesquisa apontou que as áreas que mais vão se beneficiar dessas tecnologias são telecomunicações, bancos e serviços financeiros e mídia e entretenimento. Outro ponto importante para o Brasil é o crescimento da IA generativa, que cria conteúdos e pode automatizar várias tarefas. Mais de 40% das empresas em solo brasileiro já planejam usar essa tecnologia regularmente até 2025.

Apesar da expectativa de crescimento, 91% dos especialistas acreditam que vamos entender melhor o papel da IA generativa ao longo dos anos, com expectativas de que ela seja cada vez mais precisa e transparente, principalmente para evitar problemas como deepfakes.

Robôs humanoides também estão em alta. Imagem: Reprodução
Robôs humanoides também estão em alta. Imagem: Reprodução

A pesquisa também mostrou que robôs humanoides e sistemas de segurança cibernética robótica estão em alta. Esses robôs serão úteis em muitas áreas, desde o atendimento ao cliente até a segurança digital, onde a robótica pode monitorar ameaças em tempo real. A computação quântica, que é extremamente rápida, também deve avançar e ajudar as empresas a processar grandes quantidades de dados de forma ainda mais eficiente.

O que as empresas vão precisar?

Apesar das grandes expectativas, a adoção da IA enfrenta alguns desafios, como a resistência e desconfiança do público e preocupações com privacidade e segurança de dados. Esses pontos mostram que será preciso investir em regras claras para o uso ético da IA, garantindo que a tecnologia seja usada de maneira responsável.

Com a chegada dessas novas tecnologias, cresce a procura por profissionais com habilidades específicas, como desenvolvimento de software, práticas éticas em IA e análise de dados. Esses conhecimentos serão essenciais para que as empresas aproveitem ao máximo as novas tecnologias e garantam seu uso de forma segura e eficiente.