Muitas vezes você pode estar no Netflix ou no YouTube assistindo alguma coisa e simplesmente seu vídeo começa a travar ou a resolução do mesmo fica muito ruim. Bom, isso pode ser um sinal de que sua internet está instável. Mas não quer dizer que tenha alguma relação com o seu plano.
Ué, como assim? O plano de internet contratado, significa que você vai poder transferir aquela quantidade de arquivos, naquele limite de tempo, ou seja, um plano de 15 mega, significa que você será capaz fazer downloads de conteúdos baixando 15 Megabits por segundo o que equivale a 1,5 Megabytes por segundo. Enfim, essa é basicamente a explicação sobre o plano.
Mas o que realmente importa tanto para o download de conteúdo, streaming e jogos online é a latência. A latência é basicamente o tempo que os pacotes de dados levam no percurso entre o seu computador e o computador que está a transmitir ou receber os dados, isso através da rede claro. A latência normalmente é influenciada pelo seu roteador, a quantidade de computadores na sua rede, instabilidades no provedor de internet e até mesmo nas conexões dos computadores nas quais você envia e recebe arquivos.
Para testarmos a nossa latência, basta abrir o Prompt de Comando (CMD). Para isso digite Prompt de Comando na barra de pesquisa do Windows. Ou através do Executar, buscando por CMD.
Nesta janela digite: ping -t 8.8.8.8 e pressione enter. O processo que irá se iniciar é o de encaminhamento de pacotes para o servidor DNS do Google. Que normalmente é um dos que possui melhor resposta. Você também pode optar por enviar os pacotes para outro servidor.
Para parar o envio dos pacotes basta pressionar as teclas CTRL + C. O CMD então irá lhe apresentar um breve relatório, nele você poderá analisar sua conexão, quando menor o número de ms, melhor é a sua conexão. O relatório também apresenta quantos pacotes foram enviados e se houve perda de algum.
A partir deste teste, você pode verificar se tem uma latência boa, quanto maior o número de ms, pior é sua latência, o que significa que existe algum problema em sua rede. O indicado é contatar o provedor de internet e pedir para que a situação seja analisada, ou até verificar se seus equipamentos estão em dia.