Frequentemente, nos deparamos com vários tipos de contratos online, sendo que no final é necessário clicar para confirmar e assim, usufruir o serviço. Porém, o que poucos realmente fazem é ler todas as condições impostas. Para provar isso, uma empresa mostrou como é fácil enganar as pessoas.
Em um teste para mostrar que várias pessoas não estão atentas aos termos que estão presentes nos contratos, a Purple, empresa britânica que fornece WiFi gratuito na região, adicionou uma brincadeira que muitas pessoas acabaram nem percebendo, ou seja, a troca de acesso gratuito pela prestação de serviço comunitário de mil horas.
"O usuário pode ser convocado, como a Purple desejar, a prestar mil horas de serviço comunitário. Isso pode incluir uma das seguintes opções: limpar dejetos de animais de parques públicos, fornecer abrigo a cães e gatos perdidos, liberar passagem em bloqueios de esgoto manualmente, limpar banheiros em festivais e eventos, lustrar conchas de caracol para ficarem brilhantes e remover chicletes das ruas", diz parte do contrato.
Apenas uma pessoa percebeu o que a Purple inseriu no contrato e não aceitou os termos. Porém, 22 mil pessoas não prestaram a atenção no que estava escrito. Desta vez, claro, tudo não passada de uma brincadeira, ou melhor, um teste, mas poderia sim ser real, e ainda com consequências bem mais graves.
"Usuários de WiFI precisam ler os termos quando eles estão se registrando para acessar uma rede. Com o que concordaram, que tipo de informação estão compartilhando e que tipo de permissão estão dando às empresas? Nossa experiência mostrou que é muito fácil marcar uma caixa e consentir com algo que não é justo", mencionou Gavin Wheeldon, diretor-executivo da Purple.
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