O uso de bots na internet é bastante comum, principalmente por usuário que tentam manipular os números de curtidas, bem como visualizações e resultados de enquetes. No entanto, esse tipo de método está sendo usado também para influenciar outros assuntos mais relevantes.
Conforme a Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas, o uso de bots em redes sociais para finalidades políticas só teve aumento desde as eleições de 2014.
A FGV fez que os bots foram responsáveis por 10% de toda a atividade nas redes que são relacionadas a assuntos e ainda debates das eleições de três anos atrás. No ano passado, o número dobrou durante a greve geral que aconteceu em abril, sendo que o número de interações atribuídas aos boots foi de 20%.
Os dados, mesmo que altos, não podem ser considerados uma surpresa. No Brasil, o crescimento no número de robôs na internet iniciou com a operação Lava jato, ainda em 2014, isso tudo para difamar e denunciar políticos, ou mesmo para manipular as opiniões nas redes sociais.
A situação atual em relação aos boots para propagandas políticas não é nada boa, tanto que coloca o Brasil ao lado de países que enfrentam situações semelhantes, como a China, que conta com uma quantidade enorme de robôs para atacar as contas de políticos taiwaneses nas redes sociais.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.