Na próxima sexta-feira (24) acontece a Black Friday. Porém, como já sabemos, é necessário tomar bastante cuidado antes de qualquer aquisição. A dica principal é desconfiar dos sites que apresentaram muitas reclamações durante as promoções dos últimos anos.
O Procon-SP e o Reclame Aqui publicaram, em 2016, as listas de empresas que mais tiveram reclamações no período da Black Friday. Assim sendo, através das listas é possível ver as lojas que mais apresentam problemas e que desagradaram os consumidores.
Para completar, o Procon-SP possui uma lista de sites "que devem ser evitados, pois tiveram reclamações de consumidores registrada no Procon-SP, foram notificados, não responderam ou não foram encontrados". No local é possível ver os sites que possuem um histórico bastante negativo em relação ao direito dos consumidores. A lista pode ser acessada aqui.
Abaixo é possível ver as listas de empresas que tiveram um maior número de reclamações durante a Black Friday dos últimos anos:
De acordo com o Procon-SP (pdf), de 24/11 a 01/12 de 2016:
- Adidas- 482 reclamações
- Grupo Pão de Açúcar / Extra / Pontofrio.com / Casasbahia.com / Casas Bahia / Ponto Frio- 235 reclamações
- Grupo B2W / Americanas.com / Submarino / Shoptime / Sou Barato / Lojas Americanas- 193 reclamações
- Kabum.com.br- 59 reclamações
- Walmart.com.br- 53 reclamações
- Magazine Luiza- 44 reclamações
- Carrefour- 24 reclamações
- Fastshop- 23 reclamações
- Netshoes / Zattini- 22 reclamações
- Belezanaweb.com.br- 20 reclamações
De acordo com o Reclame Aqui, das 18h de 24/11 até as 00h de 26/11 de 2016 :
- Kabum- 588 reclamações
- Americanas.com (loja online)- 249 reclamações
- Submarino- 149 reclamações
- Netshoes- 117 reclamações
- Magazine Luiza (loja online)- 100 reclamações
- Extra.com.br- 89 reclamações
- Walmart.com.br (loja online)- 83 reclamações
- Fast Shop- 62 reclamações
- Ponto Frio (loja online)- 58 reclamações
- Casas Bahia (loja online)- 56 reclamações
Posicionamento KaBuM!:
A Black Friday é o principal evento de vendas do KaBuM! no ano. A empresa oferece milhares de ofertas com até 80% de desconto e que, em um dia, atraem um volume médio de clientes equivalente a um mês. Esse fluxo é antecipado e levado em conta na organização do atendimento e da logística - em 2017, o estoque de Ofertas Ninja é 250% maior que ano passado. A quantidade de itens em promoção (cerca de 1 milhão de itens em todo o site) foi estabelecida entre fornecedores e parceiros com meses de antecedência, e divulgada nos canais de comunicação de marca.
O número de reclamações em relação aos pedidos é extremamente baixo (menos de 0,5% do total), e mais de 90% das queixas referem-se ao esgotamento quase imediato de determinadas ofertas, um efeito colateral de uma ação que, como todas as que participam da Black Friday Legal, conta com um estoque promocional limitado.
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