Segurança é o assunto primordial entre as pessoas que acessam serviços online. Porém, nos últimos tempos não é nada incomum nos depararmos com notícias que informam o vazamento de senhas e outras informações sigilosas dos usuários.
Desta vez, segundo a empresa de segurança 4iQ, cerca de 1,4 bilhão de dados foram vazados de vários serviços, plataformas de streaming e até jogos. A base de dados foi encontrada pela empresa na dark web.
Entre os serviços que foram afetados aparecem sites como Pastebin, Linkedln, MySpace, Netflix, YouPorn, Last.FM, Zoosk, Badoo, RedBox, Minecraft, Runescape, Anti Public e Exploit.in. A quantidade de usuários é numerosa, ou seja, bastante próxima ao ataque que o Yahoo sofreu entre 2013 e 2014.
O arquivo está dividido em diretórios, em ordem alfabética, para que o uso seja facilitado. A base de dados, além de estar disponível na dark web, pode ser baixada via torrente. O material foi encontrado em 5 de dezembro em um fórum obscuro, sendo que foi considerada pela 4iQ como a maior agregação de vazamentos encontrados até o momento.
"Nenhuma senha está encriptada, e o assustador é que testamos uma amostragem dessas senhas e vimos que a maioria é verdadeira. O vazamento é quase duas vezes maior que o maior já registrado, com 797 milhões de logins."
O pacote de logins já está circulando na dark web há algumas semanas, porém, acabou ganhando maior visibilidade quando alguém postou no Reddit alguns dias atrás.
O arquivo possui um total de 41 GB e 1,4 bilhão de nomes de usuários, e-mail e combinações de senhas, fragmentados corretamente e classificados em diretórios de dois ou três níveis.
A dica para os usuários é trocar as senhas imediatamente. Caso elas sejam usadas em outros serviços, o ideal é que sejam alteradas também.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.