O Brasil é um país bastante extenso, além de haver certa precariedade na distribuição da rede, muitas pessoas ainda permanecem na linha da pobreza, o que dificulta ainda mais a chegada tecnológica. Agora, entidades decidiram elaborar um projeto para levar conexão de qualidade a preços justos para todos os cidadãos do Brasil que não possuem acesso à rede.
A campanha, nomeada de "Internet Direito Seu" foi lançada no ultimo domingo, e tem como meta sensibilizar a população no que diz respeito a conexão precária presente para boa parte dos brasileiros. Vale mencionar que, atualmente, quase 50% da população brasileira não possui acesso à internet.
"Preocupa que quase metade da população brasileira esteja à margem disso, sem uma conexão que lhe garanta a participação nos processos", diz Ana Claudia Mielke, Coordenadora do Intervozes, organização participante da campanha.
Confira a lista das 13 entidades que integram o Projeto:
- Artigo 19
- Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé
- Clube de Engenharia
- Coletivo Digital
- Fora do Eixo
- Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor - IDEC
- Instituto do Bem Estar Brasil
- Instituto Nupef - Núcleo de Pesquisas, Estudos e Formação
- Instituto Telecom
- Intervozes - Coletivo Brasil de Comunicação Social
- Mídia Ninja
- Projeto Saúde & Alegria
- Proteste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor
Após a aprovação do Marco Civil em 2014, a possibilidade de entrar na internet passou a ser considerado um serviço essencial e fundamental para a cidadania.
No entanto, a realidade no Brasil parece estar bem longe. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, que foi realizada pelo Cetic.br, 26% das residências brasileiras não possuem acesso à internet. A maioria das pessoas sem conexão está centrada nas periferias das grandes cidades e também nas zonas rurais, em que sequer há oferta do serviço.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.