Com a pandemia do Coronavírus e a necessidade de isolamento social, muitas empresas que não tinham nenhuma ou tinham pouca presença na internet se viram à beira de sua morte. Mas antes de cogitar fechar as portas, saiba que para a maioria dos negócios, há infinitas possibilidades através da internet. Saiba como transformar uma empresa offline para online com as dicas abaixo.
Em vez de focar nas perdas e incertezas, considere mover sua empresa para o mundo on-line e sobreviver à crise. Mais do que isso, você pode até mesmo prosperar nestes tempos econômicos difíceis.
Com os consumidores evitando sair para as ruas, ter presença online é mais importante do que nunca. Embora tenha ocorrido uma mudança drástica nos hábitos de consumo das pessoas, elas ainda estão online e compram coisas que as ajudarão a se adaptar ao novo normal.
Portanto, mover sua empresa de offline para online pode ajudar a gerar a receita necessária para manter suas operações em andamento. Para ajudá-lo a transformar sua loja física de "temporariamente fechada" em uma empresa online incrível, reunimos uma lista de etapas acionáveis para colocar seu negócio online.
Saiba como transformar uma empresa offline para online
1. Tenha um bom um site
Você pode estar acostumado a administrar uma loja ou um escritório. E no ambiente físico, você já sabe que a aparência influencia a maneira como o cliente vê o seu negócio. Já nos negócios online, a importância do seu site é muito maior neste sentido. Seu site é seu endereço e sua vitrine. Além de atrair clientes, ele conduz a conversa de vendas.
2. Use o marketing como ferramenta
Se você nunca se aventurou em um negócio online, talvez não conheça algumas ferramentas como:- Marketing de conteúdo, onde você oferece informações úteis na forma de postagens em um blog, imagem ou vídeo;
- Marketing de mídia social, onde você espalhará a palavra sobre o que você faz em plataformas como o Facebook;
- Participações em outros sites e podcasts, para ajudar a espalhar informações sobre como você atende seus clientes.
3. Crie incentivos opt-in para encorajar inscrições para uma lista de e-mail
Ao divulgar suas ofertas online, você pode reunir clientes em potencial em um lugar onde possa se comunicar com eles.O melhor lugar para reunir seus clientes potenciais é em uma lista de e-mail.
E a melhor maneira de encorajar as pessoas a adicionar seus nomes à sua lista de e-mail é oferecer um incentivo de aceitação útil, algo que seja tão atraente que elas se disponham a aceitar o convite.
Depois de criar uma lista de e-mail, você usará a próxima nova habilidade para aumentar as receitas.
4. Use o e-mail marketing para se comunicar
Uma lista de e-mail fornecerá um canal que você pode usar para envolver seus clientes, fornecendo informações e recursos úteis e oferecendo ofertas de vez em quando.
O marketing por email é um campo minado. Você não deve enviar e-mails com muita frequência - mas não funcionará se você não enviar e-mails com a frequência suficiente.
Encontrar o equilíbrio perfeito para envio de e-mails de marketing é uma das grandes tarefas que um novo empresário online deve enfrentar.
5. Construa ofertas atraentes
Na maioria dos casos, você não tem o privilégio de conhecer seus clientes pessoalmente quando vende online. Por isso, você precisará usar métodos "furtivos" para entender suas necessidades e criar produtos e serviços relevantes. Aqui estão algumas dicas:
- Peça às pessoas para responder aos seus e-mails: Você verá as respostas diretamente na sua caixa de entrada.
- Responda aos comentários em seu blog: Continue a conversa com seus clientes.
- Faça perguntas e leia as respostas nas redes sociais: Descubra o que seus seguidores estão pensando.
- Observe o público dos concorrentes nas redes sociais: Nunca foi tão fácil olhar os bastidores das empresas com as quais você compete.
- Crie uma enquete: Certifique-se de fazer algumas perguntas importantes e dar aos entrevistados um espaço para responder com suas próprias palavras - essas palavras podem ser exploradas para descobrir o que seus clientes precisam.
- Revise seu site e análises sociais para entender o comportamento do cliente. Os números não mentem - verifique o que você está ouvindo com dados concretos para entender melhor o que realmente está acontecendo em seu negócio.
6. Desenvolva conversas de vendas
Online, não temos vendedores simpáticos de prontidão para apertar a mão, fazer um novo amigo e facilitar o caminho para que os clientes em potencial se tornem clientes.
Online, essa relação acontece de duas maneiras: por meio de um "lançamento" ou com uma oferta "Evergreen".
Os lançamentos online seguem um padrão familiar:
- Você trabalha duro por várias semanas para construir uma lista de pessoas que estarão interessadas em sua oferta futura.
- Nos dias antes de disponibilizar seu produto, você oferece uma educação útil que dá aos clientes em potencial um vislumbre de como suas vidas podem melhorar assim que tiverem seu produto ou serviço.
- Você disponibiliza seu produto por um tempo limitado - e possivelmente para um número limitado de pessoas.
- Você oferece incentivos para comprar agora.
- Você "fecha a porta" e para de vender o produto ou serviço.
Os produtos Evergreen (perene) vêm em dois modos:
- O produto fica na página da loja e pode ser comprado 24 horas por dia, 7 dias por semana.
- O produto que é disponibilizado para um número limitado de pessoas, depois que elas passam por algum tipo de funil, como um anúncio do Facebook ou em uma página de vendas.
Acredite ou não, você pode realmente usar essas duas técnicas para um único produto ou serviço.
Você pode disponibilizar uma oferta com o método Evergreen que move os clientes em potencial por meio de um funil educacional - e combiná-lo com o modelo de lançamento, no qual suas ofertas ficam disponíveis por um tempo limitado, geralmente com algum tipo de conteúdo de bônus.
7. Melhorando seus resultados por meio de interação
Os empresários que tiveram sucesso com seus negócios online encaram os negócios como um jogo. Eles levam este jogo muito a sério, jogando e observando o que funciona e o que não funciona. Assim eles não se envolvem emocionalmente no resultado, apenas observam, anotam e fazem melhorias conforme necessário.
Conclusões
Como um negócio físico, você não pode ficar atrás de seus concorrentes. Analise seu momento atual e descubra como vender online pode ajudá-lo a obter mais clientes e receita.
Por exemplo, você poderia expandir sua linha de produtos movendo-a para uma plataforma de comércio eletrônico? Você poderia vender seus serviços de consultoria para pessoas na Europa ou África? Seja o que for, migrar o negócio do offline para online o ajudará a se manter durante a pandemia e depois dela também.
Como você está lidando com a atual crise econômica? Conte para a gente na seção de comentários abaixo.
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