Duas décadas depois que Berners-Lee inventou o WWW, em 1989, ele esboçou as questões de design do que mais tarde se tornou o projeto Solid em rascunhos que escreveu para o World Wide Web Consortium. Berners-Lee ficou cada vez mais consternado ao ver sua invenção sendo abusada.
Dentre os episódios que mais chocaram o criador da internet podemos citar quando hackers russos interferiram nas eleições de 2016 nos EUA, ou quando o escândalo de dados do Facebook-Cambridge Analytica se tornou público, bem como quando o Facebook em 2012 realizou experimentos psicológicos em quase 700.000 usuários em segredo, e quando o Google e a Amazon solicitaram patentes em dispositivos que ouvem mudanças emocionais em vozes humanas.
Berners-Lee sentiu que sua invenção precisa de reparos, e concebeu o projeto Solid como um primeiro passo para corrigi-la, como uma maneira de dar aos usuários individuais controle total sobre o uso de seus dados.
O que é o Solid Project?
O Solid (Social Linked Data) é um projeto de descentralização da web, liderado por ninguem menos que o inventor do WWW, Tim Berners-Lee. O projeto é desenvolvido de forma colaborativa no Massachusetts Institute of Technology (MIT), e "visa mudar radicalmente a forma como os aplicativos da Web funcionam hoje, resultando em verdadeira propriedade de dados, bem como na melhoria da privacidade".
O projeto pretende desenvolver uma plataforma para aplicativos de dados vinculados que são completamente descentralizadas e totalmente sob controle dos usuários, em vez de controladas por outras entidades. O objetivo final do Solid é permitir que os usuários tenham controle total de seus próprios dados, incluindo controle de acesso e localização de armazenamento. Para isso, Tim Berners-Lee abriu a startup Inrupt, para ajudar a construir um ecossistema comercial para abastecer o projeto Solid.
História do Projeto Solid
O projeto Solid está disponível para qualquer pessoa participar e contribuir, embora Berners-Lee aconselhe que pessoas sem habilidades de codificação devem, em vez disso, defender publicamente a mudança da Internet.
Em 2015, o MIT recebeu um presente da Mastercard para apoiar o desenvolvimento do Solid. A equipe de pesquisa de Berners-Lee colaborou com o Qatar Computing Research Institute e a Oxford University on Solid.
Em 2018, Berners-Lee tirou um ano sabático do MIT para lançar um empreendimento comercial baseado na Solid, chamado Inrupt. A missão da empresa é "fornecer energia comercial e um ecossistema para ajudar a proteger a integridade e a qualidade da nova web construída no Solid".
O problema de privacidade
Não é segredo para ninguém que as questões em torno da privacidade pessoal na internet (ou falta dela) viraram uma preocupação mundial. A pressão do consumidor e da regulamentação estão sendo aplicadas para que o Facebook, o Google e outros coloquem limites na forma como usam a incrível quantidade de dados que coletam sobre nós, bem como nos dão alguns direitos para reduzir a quantidade de informações coletadas ou excluí-los completamente.
Mas tudo isso são apenas consequências de um problema que tem que ser resolvido pela raiz — que é que a maneira como a web é construída atualmente, o que torna quase impossível não dar informações para usar suas capacidades mais poderosas.
Como um exemplo simples, pense em quase todos os sites que você precisou usar ou aplicativos que você baixou. Na maioria das vezes, você precisa criar uma conta com as informações necessárias para executar o aplicativo, e acessar suas informações de vários dispositivos possam ser armazenadas em seu nome nos servidores da empresa. Se, em vez disso, você usar as credenciais do Google ou Facebook para fazer login nesse aplicativo ou nesses sites, então eles também ganham informações sobre você.
Acontece que não precisa ser assim. Há uma classe emergente de aplicativos baseados na Web, muitas vezes chamados de dApps (Aplicativos Distribuídos), que permitem manter seus próprios dados e acessá-los apenas com sua permissão. No caso simples de um aplicativo que você usa em um dispositivo, isso é muito fácil e não precisa ser mais complexo do que ter o aplicativo usando um banco de dados local — essencialmente a maneira como os aplicativos tradicionais de desktop autônomos geralmente funcionam.
Mas uma vez que você quer dar acesso aos seus dados de vários dispositivos, ou para compartilhar com outros, então as coisas ficam mais complicadas. Você precisa de uma maneira de armazenar seus dados com segurança na web, para que você possa sempre ter acesso a eles, possa compartilhá-los com aqueles que você dá acesso e revogar essas permissões à vontade. É aí que entra em jogo o projeto Solid.
Sólido é projetado para permitir que você controle seus próprios dados
O Solid baseia-se nos padrões atuais da Web, estendendo-os para fornecer um serviço de dados distribuídos. Indivíduos e organizações mantêm seus dados em PODs (lojas de dados online pessoais). Os PODs são projetados para serem seguros, e o proprietário pode fornecer acesso fino a porções de seus dados, bem como revogá-los conforme necessário.
Os PODs podem ser armazenados em um servidor público na nuvem ou auto-hospedados. Para permitir que os usuários encontrem os PODs uns dos outros, há um serviço de busca semelhante ao DNS, onde cada usuário se cadastra para um WebID exclusivo. Em seguida, ele adiciona um link ao seu ID, especificando sua localização POD. O Solid visa dar controle aos usuários sobre seus próprios dados, além de permitir que você os reuse entre aplicativos.
Mas os PODs são apenas o nível mais baixo de abstração que o Solid fornece. Berners-Lee espera realizar algo muito poderoso, construindo uma teia semântica em cima deles. Em vez de simplesmente serem pilhas de dados arbitrários, a ideia é que relacionamentos comuns como "amigo", "nome" ou "endereço" possam ser padronizados, e o conteúdo de PODs e seus links digitados para que aplicativos distribuídos possam operar nos dados.
Imagine, por exemplo, que você queira construir um serviço semelhante ao Facebook que permitisse enviar mensagens para amigos de amigos (com permissão). Com o Solid e PODs, seu aplicativo poderia proporcionar ao usuário seguir todos os links de um usuário para seus amigos e, em seguida, seguir os links de amigos desses usuários.
Assim, ele poderia realizar o tipo de compartilhamento social para o qual o Facebook foi originalmente projetado, sem exigir um banco de dados centralizado ou outro conhecimento sobre qualquer um dos indivíduos envolvidos.
Melhor ainda, porque muitos dos tipos de dados e links são padronizados (o RDF é fortemente confiado), vários aplicativos diferentes podem fazer uso dos mesmos dados. Assim, você pode simplesmente colocar dados em seu POD uma vez, e tê-los em todos os aplicativos que você permite acessá-los - em vez de hoje, onde Facebook, Twitter, Google, Amazon, e assim por diante, cada um precisa que você dê separadamente seus dados, e lembre-se de gerenciar seu acesso a eles. Assumindo que o Solid pode ganhar suporte suficiente de aplicativos e aceitação do usuário, isso será um grande benefício para o futuro da web.
Identidade ainda é um elo fraco
Uma vez que a localização do seu POD está armazenada em seu ID, é fácil realocar seu POD conforme necessário. No entanto, os WebIDs propostos incluem o nome de domínio do provedor de identidade.
Por exemplo, se você receber o seu WebID da própria startup de Berners-Lee, será da forma <userid>@inrupt.net. Assim, você não pode mover facilmente o seu WebID. Para piorar as coisas, é provável que, se o Solid se tornar bem sucedido, a maioria dos usuários terá seus WebIDs da maneira mais fácil possível — de um dos lugares que eles já têm uma identidade, como Google ou Facebook.
Essas empresas, então, ainda teriam influência sobre elas, e também teriam pleno conhecimento das consultas feitas sobre o ID. É possível que eles também sejam o principal fornecedor de armazenamento pod, o que significa que eles terão trilhas de auditoria bastante completas de sua atividade na web.
O que esperar do Projeto Solid?
O Solid é apenas uma das dezenas de esforços para reestocotar a web em algo mais distribuído e centrado no usuário. Mas é o único projeto sendo conduzido pelo inventor da Web original, o que lhe dá credibilidade instantânea. O desenvolvimento está em andamento.
Será uma batalha difícil para o Solid. Quando a web surgiu, ela entrou em um vácuo que precisava ser preenchido. Agora o Solid está entrando em um espaço dominado por grandes corporações, que ganham a vida colhendo e vendendo dados de usuários. Eles não vão soltar a "teta" tão facilmente.