Se você quer expandir sua rede de internet via cabo, os divisores (splitters) ethernet, hubs e switches são as alternativas que você procura. Entretanto, cada um deles possui vantagens e desvantagens. Nesse artigo você irá entender o funcionamento e o motivo pelo qual um deles é a solução mais interessante para levar internet da melhor forma aos dispositivos.
Embora os divisores (splitters) ethernet tenham seus usos específicos, os switches costumam ser a melhor forma de distribuição de internet via cabo na maioria das situações. Eu recomendo o switch Ubiquiti Unifi Flex Mini (USW-Flex-Mini), mas há alternativas interessantes além dele como, por exemplo, o TP-Link TL-SG1005P V4.
O que são divisores (splitters) ethernet?
Na maior parte das redes domésticas, os cabos ethernet possuem quatro pares trançados de filamentos de cobre, totalizando 8 filamentos. As categorias CAT5E, CAT 6 e CAT6E são as mais utilizadas.
Para se utilizar um divisor ethernet, normalmente é usado o padrão ethernet 100BASE-T, que é capaz de entregar uma transferência de até 100MB/s e precisa de apenas 2 pares trançados para funcionar. Como um cabo CAT5E ou CAT6 possuem 4 pares de fios trançados e usamos somente a metade deles para fazer esse padrão funcionar, é possível dobrar a capacidade de transmissão de um splitter (divisor) para outro. Desta forma, é possível fazer com que chegue na outra ponta até 200MB/s.
Para conseguir passar 200MB/s através de divisores ethernet, você irá precisar de:
- 2 divisores (splitters) ethernet
- 5 cabos ethernet CAT5E ou superior
- 2 slots RJ45 livres no modem roteador da operadora de internet
Feito isso, basta conectar dois cabos ao modem e ligar a outra ponta em um dos divisores (splitters) ethernet. Em seguida, conecte um cabo na porta que sobrou deste divisor e ligue a outra ponta dele ao outro splitter. Agora basta ligar os dois cabos restantes aos aparelhos desejados, obtendo em cada um deles até 100MB/s.
Como pode perceber, você basicamente junta as velocidades transmitidas por dois cabos em uma ponta e depois separa na outra ponta, entregando uma performance melhor do que utilizando um único divisor ethernet. Entretanto, para essa tática funcionar, é necessário ter um plano de internet que consiga entregar 200MB ou mais.
O que os Hubs fazem?
Os Hubs têm a função de estender a internet repetindo todo o tráfego de dados que é enviado para eles. Com isso, é possível criar vários pontos de conexão. Entretanto, como eles repetem tudo o que chega até eles, há um consumo de banda de internet, deixando a rede mais lenta.
Caso você não tenha muitos dispositivos consumindo banda, não haverá um grande impacto na performance geral ao utilizar Hubs. Entretanto, há formas melhores de se obter mais pontos de conexão.
O que é um Switch Ethernet?
O Switch Ethernet basicamente gerencia de forma mais eficiente os dados. Isso é possível através da comutação (troca) de pacotes, onde há uma divisão inteligente de grupos de dados para tornar o tráfego mais rápido. O motivo disso é que os dispositivos clientes (celulares, computadores, tablets) criam uma demanda e então os dados são direcionados para onde há uma maior necessidade no momento.
Para que servem os switches, hubs e splitters ethernet?
Eles servem para expandir a rede de internet e obter mais pontos de acesso através de cabos.