Os modems e/ou roteadores Wi-Fi geralmente contam com um recurso chamado "Bridge". Essa funcionalidade pode influenciar diretamente no desempenho da internet do usuário, seja via cabo ou Wi-Fi, pois ela afeta a forma como a distribuição do sinal é feita. Saiba tudo sobre o modo bridge e o porquê é interessante usá-lo.

O que é o modo Bridge?

Qual a importância do modo bridge nos modems roteadores e como utilizá-lo. Fonte: unsplash (Compare Fibre)
Qual a importância do modo bridge nos modems roteadores e como utilizá-lo. Fonte: unsplash (Compare Fibre)

Ao acessar as configurações do seu roteador através do navegador colocando o endereço de acesso (exemplo: 192.168.0.1), você deve encontrar uma opção chamada "Modo Bridge" ou "Modo Passthrough" ou "IP Passthrough". Mesmo que haja certas diferenças entre o "modo bridge" e o "IP passthrough", estes recursos funcionam de maneira semelhante. Para facilitar, iremos nos referir a todas estas funcionalidades como "modo Bridge" ("modo ponte").

O modo Bridge (ponte) é uma função de rede do roteador que serve para desativar a função de roteamento de sinais para direcionar o tráfego. Isso serve para fazer com que o dispositivo só sirva como um extensor de sinal, repassando tudo o que chega para o outro lado de forma integral. Desta forma, é possível obter a velocidade total da internet ao ativar tal recurso no modem da operadora.

Por que usar o modo Bridge pode ser vantajoso?

Funcionamento de uma rede de internet residencial com o modo Bridge ativado no modem da operadora. Fonte: Vitor Valeri
Funcionamento de uma rede de internet residencial com o modo Bridge ativado no modem da operadora. Fonte: Vitor Valeri

Na maioria das vezes o modo Bridge (ponte) costuma ser utilizado quando se liga um roteador Wi-Fi a parte com o modem/roteador Wi-Fi da operadora. O motivo pelo qual muitas pessoas fazem isso é devido à baixa performance do aparelho disponibilizado pelo provedor de internet.

Para que toda a velocidade oferecida pelo plano de internet assinado chegue até o roteador Wi-Fi conectado ao modem, é interessante ativar o modo Bridge no modem, pois se o modem e o roteador Wi-Fi que você comprou estiver no modo de roteamento de sinal, haverá uma situação conhecida como "duplo NAT". O NAT (Network Adress Translation) é a função do roteador responsável por distribuir o tráfego que entra pelo seu IP de rede de área ampla (WAN) publica para toda a rede local interna (LAN) na sua casa. A duplicação do NAT, programas, serviços de jogos online, conexões VPN e conexões SSL de sites podem falhar, pois o sinal da internet está sendo filtrado através de duas distribuições de endereço.

Outro ponto interessante a favor do modo Bridge são as alterações aplicadas às configurações do modem/roteador da operadora quando este recurso é ativado. Ao utilizar o modo Bridge, o sinal Wi-Fi do modem fornecido pelo provedor de internet será desativado, pois o objetivo é simplesmente transmitir todo o sinal que chega para o aparelho conectado a ele, que no caso é o roteador Wi-Fi comprado a parte pelo usuário. Isso é importante, pois desta forma não haverá interferência de sinais Wi-Fi entre o modem da operadora e o roteador Wi-Fi que você comprou.

Como ativar o modo Bridge no modem/roteador Wi-Fi da operadora de internet?

O modo Bridge geralmente está localizado em um submenu das configurações. A maneira como é acessado este recurso pode variar de acordo com o modelo do modem/roteador Wi-Fi fornecido pela operadora de internet. Para facilitar, é interessante que se tenha o manual do aparelho ou baixe-o no site do fabricante.

O primeiro passo para acessar as configurações do modem/roteador Wi-Fi do provedor de internet é fazer o login abrindo a página utilizando um navegador como o Chrome, o Edge, o Firefox, dentre outros. Para isso, basta inserir o endereço de acesso do site do dispositivo como, por exemplo, "http://192.168.0.1" (esse número varia de acordo com o modelo, por isso deve-se pesquisar pelo correto).

Na tela de login, geralmente coloca-se "admin" no usuário e a senha costuma ser o número que está escrito na etiqueta debaixo do modem. Ao conseguir entrar nas configurações, procure nas opções de configurações de rede os nomes "Bridge Mode", "Bridging", "IP Passthrough" ou um nome parecido com estes. Feito isso, insira o endereço MAC do roteador Wi-Fi que você comprou a parte para que o modem o utilize como destino para o envio do sinal da internet (o endereço MAC geralmente está escrito na etiqueta colada debaixo do roteador Wi-Fi).

É comum que os modems das operadoras detectem automaticamente o endereço MAC dos dispositivos conectados (roteadores Wi-Fi comprados pelo usuário) e preencham o campo onde é necessário inserir os números para ativar o modo bridge.

Ao ativar o modo bridge no modem da operadora, observe se a luz que indica o sinal Wi-Fi está acesa. Alguns modems oferecidos pelos provedores de internet podem não desligar a antena Wi-Fi, mesmo após ativar o modo bridge neles. Se o Wi-Fi ainda estiver ligado, acesse nas configurações a sessão do Wi-Fi para desabilitá-lo no modem.