Ter problemas com internet travando é comum para muitos no Brasil. Existem vários fatores que podem influenciar na velocidade, estabilidade e latência da internet que podem ser resolvidos com relativa facilidade se souber por onde ir. Pensando nisso, listamos aqui as principais causas e o que fazer para melhorar a qualidade da conexão com a internet.
Como melhorar a velocidade da internet?
- 1 - Reinicie o modem
- 2 - Altere o DNS
- 3 - Use a faixa de frequência de 5Ghz no Wi-Fi
- 4 - Posicione o roteador Wi-Fi ou Acess Point (AP ou Ponto de Acesso) melhor
- 5 - Não utilize repetidores, opte por roteadores Wi-Fi com Mesh ou Acess Points (APs cabeados)
- 6 - Escolha os cabos ethernet CAT5E pelo menos
- 7 - Se nada der certo, utilize um dongle
1 - Reinicie o modem
A boa e velha técnica de reiniciar o modem é uma das formas mais fáceis de serem aplicadas. Para isso, basta desligar o modem/roteador Wi-Fi da operadora por dois minutos, desconectando e conectando novamente os cabos ethernet para obter um encaixe melhor.
2 - Altere o DNS
Alterar o DNS pode melhorar a velocidade de acesso aos sites na internet. Caso não saiba o que é, o DNS é um sistema de gerenciamento de nomes nas redes e na internet. Ele é responsável por localizar e traduzir para números IP os endereços dos sites que digitamos nos navegadores. Acesse o nosso tutorial para saber como mudar o DNS em celulares Android e PCs Windows.
3 - Use a faixa de frequência de 5Ghz no Wi-Fi
Para obter velocidades maiores no Wi-Fi, é necessário utilizar a faixa de frequência de 5Ghz, presente, por exemplo, em roteadores Wi-Fi e Acess Points (APs ou Pontos de Acesso) Dual Band com Wi-Fi 5 e Wi-Fi 6. Além disso, você pode obrigar o seu notebook Windows a utilizar a frequência de 5Ghz, conforme ensinamos neste tutorial.
4 - Posicione o roteador Wi-Fi ou Acess Point (AP ou Ponto de Acesso) melhor
Para obter uma boa performance na transmissão do sinal Wi-Fi de internet é necessário posicionar corretamente o roteador Wi-Fi ou Acess Point (AP ou Ponto de Acesso). O motivo disso é que dependendo do material das barreiras que o sinal encontrar pelo caminho, ele pode perder consideravelmente a força, conforme o nosso artigo explica em detalhes.
5 - Não utilize repetidores, opte por roteadores Wi-Fi com Mesh ou Acess Points (APs cabeados)
Os repetidores de sinal são a pior forma para se obter altas velocidades de internet e uma boa estabilidade. O ideal é utilizar Acess Points (APs ou Pontos de Acesso) ligados via cabo ethernet, pois desta forma não haverá perdas na transmissão até o local determinado para o posicionamento. Entretanto, há casos em que não se pode passar cabos pelas tubulações das paredes, então a tecnologia Mesh de roteadores e Acess Points pode ser uma solução, como o nosso artigo explica.
6 - Escolha os cabos ethernet CAT5E pelo menos
Para obter boas velocidades na transmissão da internet, opte por utilizar cabos ethernet CAT5E, que são capazes de chegar a velocidades de até 1000Mbps (1 Gbps). Entretanto, o ideal é utilizar o CAT6, devido ao material utilizado para obter uma interferência eletromagnética menor. Em nosso artigo explicamos mais a fundo sobre o CAT5E, CAT6, CAT7 e CAT8.
7 - Se nada der certo, utilize um dongle
Se nenhuma das alternativas acima funcionarem, utilize um dongle [1] com porta Ethernet (RJ45) gigabit (10/100/1000) ou antena Wi-Fi 5 ou Wi-Fi 6. Esse dispositivo pode ser utilizado em notebooks, tablets e até mesmo em smart TVs, para evitar que eles fiquem "engasgando".
[1] Dongle é termo utilizado para dispositivos que se conectam a porta de um aparelho para fornecer uma funcionalidade adicional ou permitir a "passagem" para a conexão de outro dispositivo.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.