Recentemente, circulou na mídia a informação de que o Google excluiria contas inativas em dezembro de 2024. Essa notícia é falsa e resulta de uma republicação incorreta de uma política já implementada em 2023.
Em maio de 2023, o Google anunciou que, a partir de dezembro daquele ano, começaria a excluir contas inativas há mais de dois anos. Essa medida visava aumentar a segurança dos usuários, eliminando contas abandonadas e potencialmente vulneráveis.
No entanto, em setembro de 2024, a Forbes Austrália publicou um artigo afirmando que o Google iniciaria a exclusão de contas inativas em dezembro de 2024. Essa informação foi replicada por diversos veículos de comunicação, incluindo o ND Mais, além de ganhar destaque no Google News, mostrando que vários sites não conferem a informação e apenas replicam o que está em alta, para atrair cliques.
Esclarecimento
O Google não anunciou nenhuma nova política referente à exclusão de contas inativas para dezembro de 2024. A política vigente, implementada em dezembro de 2023, permanece em vigor, e não há indicações de alterações ou novas ações programadas para este ano.
Entrei em contato com o Google Brasil para esclarecimentos, e pela assessoria de imprensa nos foi informado que a política de exclusão de contas mais recente é de 2023, portanto corroborando que não há novidades sobre o assunto e não passa de uma matéria "requentada".
A notícia sobre a exclusão de contas inativas pelo Google em dezembro de 2024 é infundada e resulta de uma má interpretação de políticas anteriores.
Mas o Google exclui contas inativas?
Sim. Segundo essa política implementada em dezembro de 2023, o Google remove contas inativas por dois anos.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.