O final de semana foi agitado para influenciadores e usuários que dependem do TikTok. No sábado à noite, o aplicativo ficou completamente fora do ar nos Estados Unidos. Quando os usuários tentavam abrir o app, aparecia uma mensagem informando que o aplicativo estava indisponível devido a uma lei que proibia seu funcionamento. Agora, pouco mais de 12 horas depois, parece que o TikTok está prestes a voltar.

Hoje, o TikTok postou uma mensagem em X informando que está trabalhando para restaurar o serviço aos usuários nos EUA. A declaração da empresa diz:

Esse é um forte posicionamento em defesa da Primeira Emenda e contra a censura arbitrária. O TikTok afirmou que trabalhará com o presidente Trump em uma solução de longo prazo que mantenha o aplicativo nos Estados Unidos.

Agora, resta saber que tipo de solução será encontrada. Curiosamente, Trump disse no final de semana que iria emitir uma ordem executiva na segunda-feira para estender o prazo antes que as proibições da lei entrem em vigor, para que possamos fazer um acordo para proteger nossa segurança nacional.

Em resumo, essa situação foi um desfecho um tanto anticlimático, embora talvez temporário, para uma saga que já dura alguns anos. Vale lembrar que, na semana passada, a Suprema Corte rejeitou um pedido da ByteDance - empresa mãe do TikTok - para adiar a proibição. A decisão do tribunal foi baseada no fato de que o aplicativo traz algumas preocupações relacionadas à segurança nacional.