Recentemente várias notícias surgiram falando de problemas na bateria do iPhone, problemas esses que estavam afetando o desempenho do mesmo, agora mais ainda se confirmam as suspeitas, novos testes realizados pelo Geekbench podem dar mais fundamento a essas afirmações.
Os novos testes foram realizados por John Poole, fundador da Primate Labs, e são referentes a testes feitos no Geekbench 4, nos aparelhos 6s e 7. Os gráficos mostram comparativos de performance em diferentes versões do iOS, na versão 10.2 os testes apresentam resultados similares de performance, já na 10.2.1 a consistência é bastante reduzida. Em outras palavras, quando a versão do iOS foi atualizada o desempenho de uma parcela dos iPhones 6s começou a reduzir consideravelmente.
A versão 10.2.1 do iOS veio para resolver problemas de iPhones que estavam desligando-se inesperadamente, algo que deu origem até mesmo a um programa de substituição por parte da Apple. Esses problemas haviam sido causados por uma distribuição energética feita de forma incorreta por modelos de baterias mais antigas, como o aparelho ficava com baixos níveis de energia o desligamento acontecia como uma medida de segurança.
Existem especulações de que a Apple teria feito apenas ajustes no modelo de distribuição energética do iPhone 6s, porém a empresa nunca revelou nenhum detalhe referentes aos melhoramentos que foram feitos para reduzir o problema.
Recentes discussões no Reddit, especulam sobre o tópico e a conclusão que podemos tirar é que a maçã mexeu intencionamento no módulo de distribuição, afim de reduzir o problema. Junto as discussões, os novos testes feitos pelo Geekbench dão força a teoria.
Os testes feitos no iPhone 6s com o iOS 11.2 foram ainda mais baixos, principalmente se levarmos em conta que o sistema foi lançado 2 anos após o aparelho, neste período a bateria já teve um desgaste muito maior.
No iPhone 7 os testes realizados entre as versões do iOS 10.2, 10.2.1 e 11.1.2 não apresentaram nenhuma alteração, já no iOS 11.2 os números de degradação se mostram semelhantes ao do iPhone 6s entre as versões 10.2 e 10.2.1.
Por este motivo podemos entender que a Apple vem baixando intencionalmente a performance dos aparelhos mais antigos para favorecer o uso da bateria, para que não aconteçam mais erros relacionados ao desgaste da mesma, o problema disso tudo é que a fabricante não deixa isso claro para os usuários, nem mesmo dá esclarecimentos sobre isso.
Vale lembrar também que baterias de lítio sofrem sempre alguma degradação ao longo dos anos. Logo o iPhone 6s já está no mercado desde Setembro de 2015, portanto muito usuários já consideram tempo suficiente para trocar a bateria do dispositivo, ou até mesmo trocar de aparelho.
Mas e você está sentindo o seu iPhone 6s mais lento? Conta pra gente. O meu não parece estar mais lento, apesar de que tenho notado que ele esta aquecendo muito durante o carregamento, algo que não era normal a algum tempo atrás.
😕 Poxa, o que podemos melhorar?
😃 Boa, seu feedback foi enviado!
✋ Você já nos enviou um feedback para este texto.