A atualização do aplicativo de chamadas no iOS 17, apresentará transcrições em tempo real de correio de voz, seleção de fotos e personalização maior dos contatos, informações que são exibidas ao ligar para outros contatos.

Uma alteração em particular exigirá que os usuários de longa data do iPhone reajustem sua memória muscular. Nas versões beta da iOS 17, a Apple reposicionou o botão "Encerrar Chamada", movendo-o para o canto inferior direito, ao invés de mantê-lo centralizado no terço inferior da tela.

Onde o botão vermelho estava no iOS 16, agora se encontra entre dois botões no iOS 17: um que converte a chamada em uma chamada FaceTime, e outro que abre o teclado de discagem do iPhone.

Antes e depois botão chamadas no iPhone; Prints: cnbc.com
Antes e depois botão chamadas no iPhone; Prints: cnbc.com

Confusão de usuários

É fácil imaginar que pessoas acostumadas a desligar chamadas por reflexo, devido a constate uso, possam pressionar acidentalmente onde o botão costumava estar. Alguns usuários já manifestaram em redes sociais que levará algum tempo para se habituarem à nova localização do botão.

A maior parte dos usuários ainda não possui acesso à iOS 17, visto que ela está disponível apenas em forma de beta (ensino como instalar o iOS 17 beta aqui), destinada àqueles que não se importam em auxiliar a Apple na detecção de erros. A versão final tem previsão de ser lançada em setembro ao público e estará disponível em todos os iPhones, logo após o anúncio dos novos modelos de iPhone.

Errou?

Essa não é a primeira vez que a Apple modifica uma interface de usuário. Em 2021, a Apple alterou o navegador Safari em uma versão beta do iOS 15, movendo a barra de URL para a parte inferior e atualizando o design. No entanto, quando a versão final foi lançada em setembro, a empresa ajustou o design, revertendo algumas mudanças e dando aos usuários a opção de recolocar a barra de URL no topo da página.

Fonte