O iPhone é um dos smartphones mais desejados pelos usuários, contudo, a sua memória de armazenamento não permite expansão via cartão de memória. Sendo assim, liberar espaço no aparelho pode não ser uma tarefa tão fácil.

Pensando nisso, a Apple disponibiliza um recurso nativo do dispositivo, que permite ao usuário remover aplicativos que nunca foram usados ou que foram usados poucas vezes, tudo isso automaticamente.

iPhone
iPhone

Iphone: Recurso permite liberar espaço no dispositivo sem usar outros apps

Utilizando o recurso nativo do iPhone, os dados e documentos são mantidos e ficam salvos para uma futura reinstalação do aplicativo que foi removido. É um recurso extremamente útil, principalmente para os usuários que baixam diversos aplicativos e acabam não utilizando-os.

Desta forma, os aplicativos ficam em ‘’modo de espera’’ para serem reinstalados, caso seja o desejo do usuário. Entretanto, a Apple não revela quanto tempo o aplicativo fica no modo de espera dentro dessa nuvem para ser resgatado novamente.

Esses aplicativos que ficam ‘’desativados’’, até aparecem na tela do iPhone, contudo, ao lado do ícone é possível perceber uma nuvem, sinalizando que para poder utilizá-lo, será preciso instalar novamente. Para reinstalar o aplicativo, basta clicar em cima do ícone que o download será feito automaticamente. O usuário vai notar que após o download ser feito, todos os arquivos salvos no aplicativo estarão intactos.

Como liberar espaço no iPhone usando o recurso nativo?

Para liberar espaço através da desinstalação automática de aplicativos no iPhone, basta seguir alguns passos:

  1. Acesse as configurações do iPhone e selecione "Geral";

  2. Toque em "Armazenamento do iPhone" e, em seguida, ative a opção;

  3. A funcionalidade pode ser ativada ou desativada também acessando as configurações e selecionando "App Store";

  4. Nesse menu, basta habilitar ou desabilitar a opção "Desinstalar Apps Não Usados".

Além disso, os usuários têm a capacidade de verificar quanto espaço cada aplicativo ocupa no dispositivo. Dessa forma, é possível determinar quanto espaço será liberado ao utilizar essa função. Por fim, é importante observar que para baixar novamente um aplicativo, mesmo que esteja armazenado na nuvem, é necessário ter conexão com a internet.