A Apple ampliou o pedido de chips A18 para os próximos iPhones, elevando a produção com a TSMC para uma quantidade entre 90 milhões e 100 milhões de unidades. Esse aumento mostra a expectativa que a Apple tem de demanda para a série iPhone 16.

O lançamento inicial dos chips para a série iPhone 15 do ano passado foi de aproximadamente 80-90 milhões de unidades, o que sugere que a Apple está antecipando uma demanda maior para seus dispositivos de 2024, de acordo com o veículo taiwanês CTEE.

A chegada da Apple Intelligence no iOS 18 deve impulsionar as vendas iniciais dos dispositivos. Uma das razões é que a Apple Intelligence requer no mínimo um iPhone 15 Pro para funcionar, o que significa que os proprietários do iPhone 15 do ano passado e do iPhone 15 Plus perderão os novos recursos de IA da Apple, a menos que atualizem para um iPhone 15 Pro ou optem por um dos modelos iPhone 16.

Novas Chips A18 para o iPhone 16

No ano passado, o iPhone 15 e o iPhone 15 Plus foram equipados com o chip A16 Bionic, o mesmo chip presente nos modelos iPhone 14 Pro, enquanto o iPhone 15 Pro e o iPhone 15 Pro Max apresentavam um chip A17 Pro fabricado utilizando o processo de 3nm de segunda geração da TSMC, também conhecido como N3E.

Neste ano, todos os quatro modelos da linha iPhone 16 devem utilizar chips com a marca A18 fabricados usando o processo N3E. Apesar da mudança para o N3E, é provável que o chip A18 nos modelos iPhone 16 e iPhone 16 Plus adote o design A17 Pro usado nos modelos iPhone 15 Pro.

Enquanto isso, o iPhone 16 Pro e o iPhone 16 Pro Max provavelmente utilizarão um chip denominado A18 Pro, que pode apresentar um Neural Engine aprimorado com mais núcleos, possibilitando um melhor desempenho em AI/aprendizado de máquina.

Os modelos padrão do iPhone 16 também podem ser atualizados com 8GB de RAM, em vez dos 6GB nos modelos do iPhone 15. Isso significa que todos os quatro modelos do iPhone 16 oferecerão 8GB de RAM, requisito mínimo sugerido pela Apple para executar modelos de linguagem extensos (os algoritmos que alimentam a IA) localmente no dispositivo, em vez de na nuvem.

Com base nos anos anteriores, a Apple deve lançar a série iPhone 16 no outono, por volta de meados de setembro. Para mais informações, não deixe de conferir nossos resumos dedicados do iPhone 16 abaixo.