É perfeitamente normal que, com o tempo, a bateria do seu celular comece a ter um certo desgaste, reduzindo sua vida útil. Com o iPhone não é diferente, o aparelho da Apple tem sua saúde da bateria reduzida conforme o tempo passa. Contudo, existem algumas configurações que pode manter a bateria do seu iPhone com a saúde acima de 90%. Além de manter a saúde da sua bateria, esses ajustes ajudam na duração de bateria do dia a dia.

1. Alterar a taxa de atualização da tela do iPhone

Simplificando, a taxa de atualização da tela do dispositivo é a frequência com que a imagem na tela é atualizada por segundo. Em modelos mais novos do iPhone, essa taxa pode ser de até 120 Hz. Isso faz com que o consumo de bateria seja muito maior.

Portanto, diminuir essa taxa de atualização da tela pode economizar mais bateria no dia a dia e também aumentar a vida útil da bateria do seu iPhone. Para reduzir a taxa de atualização da tela, basta seguir os seguintes passos:

Vá em "Ajustes", "Tela e Brilho", "Taxa de atualização" e selecione a opção "60 Hz". Desta forma, o uso da bateria se tornará mais eficiente e economizará muito mais.

2. Desative a resposta tátil do teclado

Outra dica que pode ajudar na vida útil da sua bateria é desativar a vibração do teclado háptico do iPhone. Sempre que o usuário digita algo, há uma vibração e isso pode consumir bastante bateria, principalmente se o usuário digita frequentemente durante o dia.

Desative a resposta tátil do teclado. Imagem: Apple/Reprodução
Desative a resposta tátil do teclado. Imagem: Apple/Reprodução

Para desativar o recurso, basta ir em "Ajustes", "Som e Tato", "Feedback do Teclado" e escolher a opção de desativar "Tato". Essa manobra deverá ajudar a economizar bateria.

3. Remover Widgets na tela de bloqueio

Outros vilões da bateria do iPhone são os widgets que ficam na tela de bloqueio do dispositivo. São utilizados para o acesso mais rápido às informações, contudo, também podem consumir muita bateria, isso porque, eles permanecem ativos o tempo todo.

Para reduzir ou remover os widgets da tela de bloqueio, basta ir em ‘’Ajustes’’, ‘’Tela de Bloqueio’’, ‘’Widgets’’ e remover os widgets que você não quer que apareçam mais.

4. Desative o ‘’Hey Siri’’

O recursos ‘’Hey Siri?’’ permite que o usuário acesse à assistente de voz sem precisar tocar no iPhone. Como essa função exige que o microfone do iPhone esteja sempre ativo, certamente há uma grande drenagem da bateria.

Para desativar o recurso, basta acessar ‘’Ajustes’’, ‘’Siri e Busca’’ e desligar a opção desligue a opção "Ouvir ‘Hey Siri'". Desta forma, a Siri poderá continuar a ser usada se o usuário pressionar o botão lateral do iPhone e de quebra, irá economizar bateria.

5. Mantenha o "Modo Pouca Energia" ativado

Por fim, manter o ajuste ‘’Modo Pouca Energia’’ ativado pode ajudar o usuário do iPhone a economizar muita bateria. Isso porque, esta funcionalidade reduz o desempenho do aparelho e desativa algumas funções que estão em segundo plano. É sempre recomendado utilizar essa ferramenta quando sua bateria está baixa.

Ative o Modo Pouca Energia no seu iPhone. Imagem: Apple/Reprodução
Ative o Modo Pouca Energia no seu iPhone. Imagem: Apple/Reprodução

Para ativar esta função, vá em ‘’Ajustes’’, ‘’Bateria’’ e ative o "Modo Pouca Energia". Também é possível fazer o acesso através do atalho no Centro de Controle

Com essas dicas, além de melhorar o desempenho da bateria do seu iPhone no dia a dia, também estará prolongando a vida útil da mesma.