O YouTuber Tony Northrup e fotógrafo profissional colocou em xeque a nova câmera do iPhone 16 Pro. Em seu canal, Northrup criticou a resolução de 48 megapixels do dispositivo da Apple, afirmando que é "absolutamente falsa". Ele ainda afirmou que na verdade, a câmera só consegue capturar cerca de 6 megapixels de detalhes reais.

A crítica de Tony Northrup à câmera do iPhone 16 Pro

Em seu vídeo, Northrup deu sua opinião e criticou de maneira firme a câmera do novo iPhone 16 Pro. Ele afirmou que a resolução de 48 megapixels é enganosa, pois em condições ideais, as fotos entregam apenas cerca de 6 megapixels. Além disso, ao usar a lente de zoom 2X, a qualidade das imagens fica muito ruim. Ele também critica a lente ultra-angular de 13mm, que segundo ele, não melhora a qualidade da imagem.

Vale destacar que Northrup ainda não tem um iPhone 16 Pro e está baseando suas críticas no sensor do iPhone 15 Pro, fazendo comparações com câmeras profissionais que ele considera inadequadas.

Reprodução
Reprodução

Afinal, a câmera do iPhone 16 Pro realmente tem 48 megapixels?

O iPhone realmente tem um sensor de 48 megapixels. Contudo, cada pixel captura apenas uma cor, e quatro pixels se juntam para formar um único ponto de imagem. Isso significa que, tecnicamente, a "verdadeira" resolução pode ser vista como 12 megapixels.

Co-fundador da Lux rebate YouTuber

Sebastiaan de With, cofundador da Lux, comentou que não faz sentido comparar um iPhone a uma câmera profissional, porque as leis da física influenciam a qualidade das imagens. Ele destaca que a fotografia computacional dos smartphones permite fazer coisas que uma câmera profissional não consegue, como tirar fotos em condições de pouca luz.

Ele também mencionou que, para entender bem a resolução, é preciso considerar a qualidade da lente, e que a comparação mais justa seria entre os sensores de 48MP e 12MP do iPhone.

No final das contas, os usuários conseguem tirar fotos de maior resolução com mais detalhes? Com certeza! Mas isso significa que a qualidade é a mesma de uma câmera profissional? Provavelmente não, e isso é uma comparação injusta.